Duas histórias de nossa região de petróleo. JOSE OLIVEIRA e CÉLIO PIMENTEL FERRAZ...

Os acordes da comunicação " de ouvido em ouvido" quem dão conta das nóticias "boca a boca" que correm as ruas de nossa região de petroleo dão conta de duas mortes havidas nos últimos dias. Ambos no clarear dos 80 anos, em sua maioria, vividos em nossas velhas esquinas e vielas de grandes histórias contadas. (foto da Palmeira Imperial que está plantada no Sitio Rancho O REBATE onde edito o jornal. Palmeira doada pelo meu primo e paisagista Ruy Pinto da Silva e plantada pelo meu filho Luis Cláudio e Sergio Correa da Silva - Serginho Pé de Pato).
CÉLIO PIMENTEL FERRAZ - o CPF - e JOSÉ OLIVEIRA - Filho da inesquecível Julita Oliveira.

Célio dedicou sua vida a serviço da Assistência Médica. Servidor Exemplar do SAMDU, foi fundador do órgão, na então Praça verissimo de Mello. Contemporâneo de "Seu Aloisio Andrade do Hospital e de José Passos Jr. Fomos amigos e trabalhamos juntos no Ministério da Saúde. Casado com a mais linda morena dos anos 60, Iracema, foi sogro de Samuel Marques, o bom "Samuca do Chaplin's".
José oliveira teve uma longa vida de trabalho na Estrada de Ferro Leopoldina. De uma geração a frente da minha, pude observar a admirar sua luta em favor de seus colegas nos anos 50. Ainda menino, cursando a Escola Ferroviária SENAI 8-1, eu, com apenas 13 anos, aprendi a admirar sua vida funcional. Filho de Dona Julita Oliveira e tendo como irmão o meu contemporâneo de Senai, Jonathan Oliveira, as nossas histórias se confundiam, no atabalhoar da vida calma de uma cidade alegre e feliz de nome Macaé, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.
Montado em sua bicicleta Monark, tendo sempre a companhia de vários Ferroviários, a pessoas que admirava as longas conversas deles, divinamente ornadas pela sombra de uma Amendoeira no Bar Mocambo. Era ali que estes homens, descansavam do almoço e esperavam o "Buso" de 15 para meio dia tocar.
José se destatcava dos demais ferroviários. Não só pela simpatia como pela maneira educada de falar com os mais novos. Tinha sempre um sorriso que vinha seguido de uma fala sincera a todos que procuravam se acercar dele.
Era comum a todos nós, alunos do Senai, criarmos afetiva relação com os mais velhos. Os afagos eram como a presença do "tio" que hoje nossos filhos e netos falam ao se dirigirem a um de nós.
José Oliveira e Célio Ferraz deixaram a marca de suas existências. Não só nas Ruas Empoeiradas que pisaram, como também nas presenças em toda a nossa comunidade.
Estive com Zé Oliveira, a uns 6 mêses, no BB na fila do idoso. Tivemos alguns momentos em frases curtas. Eu perguntando pelo seu cunhado Waldyr Tavares, meu companheiro de Liga Operária e ele querendo saber como estava O REBATE.
Célio, numa de minhas idas a Justiça Federal para dar entrada num processo, conversamos muito. Lembramos de nosso tempo de PU, de minha candidatura a Prefeito em 1970 onde ele, Zezé Tatagiba e Fernando Cocó, dirigiam o velho Wolks que pecorria toda a extensão de nosso municipio em busca dos 1836 votos que tivemos...
Célio não deve ter recebido, como eu ainda não recebi, os nossos direitos na Paridade com os da Ativa.
Em nome de O REBATE jornal de 78 anos de Histórias em nossa região, faço este registro da presença destes vultos de nossa vida para que, gerações futuras, quando acessarem o busca do Google mundial, possam saber que estas vidas não foram em vão. Saberão que a luta de Zé Oliveira e Célio Ferraz terão seguimento em tantos que tiveram a honra de conhecê-los e admirá-los.


José milbs de Lacerda Gama editor de O REBATE e memorialista

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS