MORRE EM MACAÉ UM DOS PILARES DE O REBATE DOS ANOS 70

PEDRO PAULO ALMEIDA PEREIRA foi um dos principais ícones da imprensa de Macaé e Quissamã. Filho do poeta Rubens de Almeida Pereira. Descendente de uma das mais ilustres familias de Quissamã ele se dedicava, nos ultimos anos, a pesquisas da historicidade das cidades de Macaé, Campos dos Goitacazes e Quissamã. Gráfico por profissão trabalhou no "O REBATE" nos anos 60/70 quando o jornal era impresso, letra por letra, na inesquecível e bucólica Rua Marechal Deodoro, 150.

Pedro Paulo era um perfecionista no trato com a editoria gráfica. Sua composição vinha sempre sem erros e era o orgulho de muitos jornalistas ter ele como compositor de textos. Allan Birosca, que escrevia "Desfolhando a Margarida", Armando Barbosa Barreto, que escrevia "Em Tempo", Cláudio Upiano que editava " O DEBATINHO" e Euzébio Luiz da Costa Mello que dirigia as "Acontecencias" sempre queriam que o nosso, então jovem amigo Pedro Paulo Almeida Pereira, manuseasse os textos e os transformassem em leitura semanal do velho e valente "O REBATE de 75 anos de histórias". 

Gostava de visitar Quissamã, berço de seus antepassados. A política ele estava sempre atendo. Não só pela presença de seu Pai e do Tio Chico Almeida como também pela atuação de seu irmão Rubens Gonzada Almeida Pereira que foi um dos mais destacados vereadores nos anos 70/80. Rubens, Pedro Paulo, João Batista, Francisco de Paulo e uma gama de belas irmães ornavam a vida alegre de sua mãe Zenita uma das mais simpáticas senhoras que habitou as imediações do Mercado Municipal e que foi fiel companheiro do saudoso "Seu Rubens" bibliotecário que organizou a Biblioteca de Macaé nos anos 60.

Uma das grandes coisas que o nosso Pedro deixou está representado pelo seu filho Pedro Olive, uma das excelências macaenses no trato com a Ciência e Tecnologia. Pedro Olive está com esta responsabilidade histórica de seguir os passos alegres que seu pai deixou nas ruas empoeiradas de Quissamã e Macaé.

Hoje, dia 14 de fevereiro de 2008, numa manhã se sol e de ameno vento que vinha das nossa ilhas nativas, soube de sua morte. Um aneurista tombou o corpo valente e feliz deste velho gráfico de nossas histórias. Pedro Paulo não soube conquistar o mundo financeiro, embora num longo periodo no Rio de Janeiro, tenha tido esta oportunidade no comando de uma Editora Gráfico. Preferiu jogar tudo para o alto, "chutar o balde" e voltar a simplicidade das ruas de Macaé e Quissamã.

A sua familia os sentimentos do autor e de toda equipe de O REBATE que teve o privilégio de tê-lo como companheiro nas nossas noites mal dormidas dos anos de chumbo...

Pedro está sendo velado no Memorial e será sepultado em Quissamã no Jozigo da Familia...

Nota dos arquivos de O REBATE -Macaé/Quissamã extraido dos LIVROS DE JOSÉ MILBS no site: A FAZENDA SANTA FRANCISCA, EM QUISSAMÃ, UMA DAS MAIS HISTÓRICAS DA REGIÃO DE PETRÓLEO TEVE COMO CAPATAZ, NOS ANOS DE 1800, O BISAVÕ DO AUTOR, EMILIO QUINTINO TAVARES DA SILVA. NA CAPELA DA FAZENDA, SEGUNDO OS LIVROS 'ECILA' E 'SAGA DE NHAZINHA'. FOI ONDE SE DEU O CASAMENTO DE ALICE QUINTINO DE LACERDA (dona Nhazinha) COM O FAZENDEIRO MATHIAS COUTINHO DE LACERDA, EX VEREADOR NOS ANOS DE 1926 E EX JUIZ.
DAI A GRANDE AFETIVIDADE ENTRE AS FAMILIAS DO AUTOR COM A DO PEDRO PAULO ALMEIDA PEREIRA, BISNETO DOS ALMEIDAS PEREIRAS DA 'FAZENDA SANTA FRANCISCA".
Foi com muita emoção que o texto do autor foi lido no sepultamento de Pedro Paulo pela Sandra...

José Milbs de Lacerda Gama, jornalista e editor de www.jornalorebate.com

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS