Figuras de nosso folclore e pessoas que faziam parte de nosso cotidiano se foram e seus nomes, "O REBATE" perpetua na internet para futuros e sérios historiadores. Tininho, Rubens Lacerda , Washington e Batista Lopes.
I
Altino, o "Seu Tininho". Um dos mais alegres personagens de nossas praias. Poucos conheciam o mar como o Tininho. Casado com a professora do Colégio Estadual Luiz Reid, Sonia de Oliveira, filha de Dona Julita de Oliveira. A vida de Tininho foi sempre ligada as coisas do mar. Nadador por natureza, nasceu e se criou na "Praia do Forte Marechal Hermes", mais precisamente na "Prainha da Pororoca". Amigo de muitos dos nossos atuais segmentos da história da região de Petróleo, ele deixa uma grande lacuna nos verões de nossas praias. A Imbetiba, nos bons tempos dos anos 60 e 70, recebiam suas longas e harmoniosas braçadas no caminho das ilhas nativas. Só ele, Naná, o ferroviário, Levy da Rua do Meio e Suenes Jobim dos Cajueiros faziam esta longa caminhada até as ilhas do Papagaio e do Francês.Ultimamente Tininho freqüentava a Praia dos Cavaleiros. Sempre em companhia de sua companheira Sônia.
II
Trazido pelas mãos de Helvio Bandeira e Marlene Brasileiro, chegou em Macaé um jovem dos Subúrbios do Rio de Janeiro. Washington de Albuquerque foi se familiarizando com a cidade e se tornou conhecido. Abriram, ele e Helvio um mercadinho no Bairro da Barra e, o jovem motorista de táxi das ruas cariocas foi ficando conhecido em toda a comunidade. "Dr. Washington" era seu atendimento afetivo. Chegou a ter uma grande influência no governo de Carlos Emir Mussi. Atuava sempre no judiciário junto com sua simpática esposa Hilda que o acompanhava também nas suas caminhadas pelas nossas ruas...Assim como Hélvio e Marlene ele teve uma morte prematura. Vindo do Rio de Janeiro, no final do ano de 2007 e teve seu carro acidentado em Silva Jardim.
III
João Batista Bittencourt Lopes começou sua vida como balconista da Sapataria Rex de seu Abílio Bandeira nos anos 60. Muito esperto e sendo de visão comercial aguçada ele adquiriu várias lojas de Calçados em nossa região. Gostava de freqüentar o mundo da sociedade. Era sempre visto em viagens por várias regiões do Brasil. Suas principais lojas sempre foram as mais visitadas pelos moradores da região.IV
Rubens Lacerda Santos, bancário, grande obervador das coisas da região. Seus últimos anos ele dedicava a ajudar as pessoas através do Centro Espírita Pedro. Alegre, gostava de contar passagens pitorescas da "Velha região de Petróleo" que conhecia em detalhes desde os anos 50 quando veio para gerencia um conhecido banco. As poucas vezes que se encontrava com nosso editor Milbs brincava sobre o sobrenome de Lacerda.Sempre recordava da prima de josé Milbs Maria Clyce de Lacerda Santos que tinha o mesmo sobrenome dele. Só que os Lacerdas nosso eram da região do Rio de Janeiro e o dele era de Minas Gerais. Foi um grande homem e um excelente amigo. Sua filha Kenia e sua esposa Zaira ficam ai para darem continuidade a sua obra humanista...