Morreu nesta quarta-feira (12/11), o filósofo marxista Leandro Konder, um companheiro de lutas e ideais da construção de uma sociedade comunista.
Leandro marcou sua trajetória de vida por suas convicções políticas, sua coerência, uma militância ativa e intransigente em defesa dos interesses da classe trabalhadora.
Como intelectual, jamais abriu mão de dar sua contribuição para transformar a realidade. Com a clareza de que nas teorias de Marx não há um receituário a ser aplicado, dedicou sua vida para colocar em prática as ideias do filósofo alemão.
Como militante político, jamais se vergou frente às adversidades e derrotas sofridas pelos que lutam pela emancipação humana. Preso e torturado pela ditadura militar, soube resistir e derrotá-la, mantendo-se coerente com seus ideais políticos.
Venceu os longos seis anos de exíli,o tornando-se um incansável estudioso do marxismo. E, frente a crise que atingiu o ideal socialista, a partir da queda do Muro de Berlim, não hesitou em afirmar que naquela derrota histórica “a perspectiva socialista descobriu potencialidades de enriquecimento que ela não sabia que tinha”..
O companheiro que perdemos hoje, um verdadeiro mestre, sabia como poucos transitar da filosofia à política para, com textos claros e de refinado toque literário, transmitir para as gerações de hoje o legado das ideias socialistas e das lutas da classe trabalhadora.
Despojado da empáfia dos se escondem no sectarismo e em verdades dogmatizadas, Leandro enfrentava os debates e estabelecia relações pessoais com a simplicidade e a generosidade dos que querem sempre crescer como seres humanos e sociais.
À Cristina, sua companheira de 38 anos, aos filhos Carlos Nelson e Marcela, aos netos e parentes, amigos e amigas, em nome de todos e todas que fazem parte do MST, queremos transmitir nosso pesar, nosso apoio e solidariedade nesse momento doloroso pela perda de uma pessoa tão querida e admirada.
Para o MST, se perdemos um companheiro de lutas, herdamos um legado de conhecimentos e de exemplo de militante político.
Viva Leandro Konder, um filósfo marxista, nosso companheiro.
Direção Nacional do MST
São Paulo, 12 de novembro de 2014.
VEJAM DOSSIE PREPARADO PELA PAGINA MARXISMO 21
marxismo21 lamenta o desaparecimento de LEANDRO KONDER (1936-2014), ocorrido na dia 12 de novembro de 2014, na cidade do Rio de Janeiro. Pesquisador e militante comunista desde sua juventude, Leandro Konder foi um intelectual que se engajou plenamente nos combates de seu tempo: nos anos 1960, na defesa das reformas de base; no pós-1964, no combate à ditadura militar que o obrigou a se exilar durante cinco anos na Alemanha e, atualmente, na crítica aos inarredáveis limites da democracia política no âmbito da sociedade e Estado capitalista. É autor de dezenas de livros e centenas de artigos que tematizam – a partir dos pressupostos materialistas – amplos e diferentes assuntos e autores do pensamento filosófico, político e estético.
Nesta breve homenagem, marxismo21 divulga alguns dos trabalhos de sua fecunda trajetória política e intelectual.
Entrevistas sobre a trajetória intelectual e política
Revista de estudos marxistas Margem Esquerda (2005)
Blog Algo a Dizer (2007)
Revista da Fapesp (2002)
Revista Teoria & Debate (1999)
Entrevista de Georg Lukács concedida a Leandro Konder
Artigos
Marx e a História
Sobre o Manifesto Comunista
Ideologia e Política
Filosofia e Educação: as mediações da política cultural
Marcuse, revolucionário
Benjamin e o marxismo
Sobre Brecht
Livros online
https://pt.scribd.com/search-documents?query=Leandro+Konder
Hegel a razão quase enlouquecida
Em torno de Marx
Marx, vida e obra
A revanche da dialética
O que é dialética
Resenha-artigo sobre A questão da ideologia, por Virgínia Fontes
Dissertação acadêmica
Vídeo
O filósofo que sonha
Memórias de um marxista