Diários de Motocicleta

http://www.jornalorebate.com/89/guto1.jpg

Aproveitando que nessa semana estamos lembrando os 40 anos do assassinato de Ernesto “Che” Guevara, a dica da semana é Diários de Motocicleta, um filme marcante e inesquecível. Longa internacional dirigido pelo brasileiro Walter Salles é premiado e sempre muito elogiado.
O filme foi inspirado nos diários de  Ernesto Guevara de La Serna (Interpretado por Gael García Bernal),  ainda longe de ser um dos guerrilheiros mais admirados da história e com o apoio de Alberto Granado (interpretado por Rodrigo de La Serna, primo de segundo grau de Che), ainda vivo. Retrata a primeira  viagem que Fuser (Ernesto) e Mial (Alberto) fizeram pela América do Sul.
Depois de muito planejarem, os amigos seguem a jornada rumo a um sonho: Percorrer a Patagônia, Andes, Macchu Picchu, passando por um leprosário peruano e terminando na Venezuela. O veículo que realizaria essa façanha era uma moto de 1939, chamada de “La Poderosa”.
A viagem começa. Primeira parada acontece na casa de Chichina (Mia Maestro), uma namorada de Che.
Aos poucos vão surgindo paisagens novas, pessoas novas...Ernesto e Granado, em muitas situações, precisam usar a inteligência e todo um poder de persuasão para comer e para dormir. O método para vencer obstáculos era o da improvisação.
A “Poderosa” transforma-se em sucata e fica completamente inutilizada. Os viajantes precisam caminhar pelas trilhas marcadas no mapa. A partir desse momento é que começam a ter mais contato com a população latino-americana. Assim vão conhecendo situações, passam a enxergar um novo mundo e uma realidade que ignoravam: injustiça, miséria, camponeses que foram expulsos de suas terras de cultura familiar. Relatos de grupos que perderam tudo, pessoas perseguidas, opressões, explorações...Todas essas situações de submissão do povo fizeram uma profunda reforma nos sentimento de Ernesto e Alberto.
A chegada dos dois amigos ao leprosário na amazônia peruana é um ponto marcante. O hospital é dividido pelo rio. De um lado moram os doentes e do outro, os “saudáveis”. Não havia ali mais do que uma relação paciente-médico. Podemos conferir como os jovens subverteram as regras locais, tratando os doentes como amigos e dispensando  o uso das luvas que eram exigidas pelas freiras que cuidavam da instituição. Observamos como Ernesto se posiciona, escolhendo comemorar seu aniversário com os doentes na outra margem do rio.
Assistindo Diários de Motocicleta, entendemos o que levou Guevara a lutar por justiça, buscando mudar toda a ordem social que massacrava e ainda massacra os desfavorecidos da América Latina. Tudo o que foi visto por Che, serviu para um despertar interior, um afloramento  de revolta e indignação com as desigualdades sociais e regionais. Tornou-se um dos líderes da Revolução Cubana e um exemplo de luta pela liberdade seguido por várias  gerações.
40 anos depois de seu assassinato, o Revolucionário Socialista continua vivo no coração daqueles que tremem de indignação perante as injustiças. Uma prova de que não se pode deter a primavera.

Ganhou o Oscar 2005 de melhor canção, com Al Otro Lado del Río.

 

Ouça a canção.

Confira o Trailer.

Ficha Técnica
 Diários de Motocicleta
(The Motorcycle Diaries)
Países/Ano de produção: BRA/ING/FRA/ARG/CHI/EUA, 2004
Duração/Gênero: 128 min., Drama
Direção de Walter Salles Jr.
Roteiro de Jose Rivera, baseado nos livros de
Alberto Granado e Ernesto ‘Che’ Guevara
Elenco: Gael Garcia Bernal, Rodrigo de La Serna, Mía Maestro, Susana
Lanteri, Mercedes Morán, Jean Pierre Nohen, Gustavo Pastorin.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS