FUJA DOS BANCOS!

Não dá mais pra segurar, há que explodir a paciência para entender o comportamento dos bancos e dos banqueiros que enriquecem da economia popular, amealhada com suor e sacrifício.
O que pretendem mais estes senhores após os sistemáticos recordes de lucros?  E o Banco Central que permite a liberdade de ação através de portarias que só beneficiam os donos do dinheiro público?
Na conferência das contas, um presente de grego aguarda os correntistas, composto de taxas cobradas de acordo com a movimentação do saldo: acima de quatro retiradas ao mês ocorre uma cobrança abusiva e aleatória, porque quem faz os cálculos são exatamente os bancos.
Em que se baseia o Banco Central para baixar portarias que permitem a invasão ao dinheiro da massa que tenta poupar o que não tem?
Obviamente quem tem conta-poupança é assalariado, beneficiário ou pensionista do sistema previdenciário, oriundos de famílias pobres que sobrevivem no limite, com ganhos tão miseráveis quanto os sistemas bancário e previdenciário vigentes no país.
Pobres aposentados e pensionistas do INSS que sobrevivem das migalhas do sistema, enquanto uns contemplados por alguma portaria providencial do Estado e do município desfrutam benesses oriundas de amizade e apadrinhamento...
Os bancos mantêm seguranças armados nas agências bancárias para dentro das portas de vidro - estas roletas da sorte que sustentam a indignação dos apressados e dos aposentados de nenhum perigo, barrados por carregarem um chaveiro no bolso.  As portas eletrônicas protegem apenas o interior das agências.  Na área dos caixas-eletrônicos não há segurança aos desavisados que sacam sob o olhar suspeito de bandidos que se especializaram neste tipo de assalto.  Inclusive existem modalidades de ação que tomam dinheiro aos correntistas através de aparelhagem sofisticada que trava o caixa ou intervém na conta dos clientes para sacar, através de chips que apreendem a senha dos incautos.
Casos de roubo seguido de morte ocorrem nos caixas-eletrônicos onde clientes idosos se distraem durante o saque e são seguidos e assaltados do lado de fora das agências. 
Não existe por parte dos bancos qualquer atitude para impedir o fato consumado, porque os seguranças se mantêm, estritamente, no interior das agências, preocupados em barrar algum objeto metálico que o usuário tenha nos bolsos.  Enquanto os assaltantes de carne e osso invadem as agências, portando revólveres e fuzis, passando exatamente pela maldita porta de vidro que trava clientes indignados...
Cumpre esclarecer que os seguranças estão nas agências para proteger o dinheiro que os banqueiros tomam aos correntistas.  Na área dos caixas-eletrônicos não existem barreiras para salvaguardar o dinheiro dos correntistas que sustentam o sistema e os banqueiros - quanta ironia, pois não?
Outro detalhe: o dinheiro depositado na conta-poupança rende míseros 0,7 por cento ao mês. Enquanto o dinheiro “emprestado” pelos bancos ao público em geral, custa de 5 até 15 por cento ao mês!
- Quer dizer que eles tomam o nosso dinheiro a menos de 1 por cento e emprestam a 15, gerando os lucros estratosféricos?
Não duvido que os correntistas tenham feito o cálculo que é do seu inteiro conhecimento, então, por que mantêm a conta-poupança para uso-fruto dos bancos e dos banqueiros?  Para que usar cartões de crédito, cheques especiais e pedir empréstimos a perder de vista, com juros embutidos inacreditáveis?
Se você quer sustentar os banqueiros que moram nas coberturas da orla atlântica, gozando vida monárquica, lesando o IR, mantendo casas de veraneio, lanchas espetaculares e viajando para o Exterior, o problema é seu.
Porém, se colabora conscientemente com o crescimento dos afortunados banqueiros em detrimento dos correntistas mais pobres, o problema é de todos:
- Fuja dos bancos e sorria - você está sendo assaltado!

Toni Marins, jornalista

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS