Notícias da Argentina: tem gasolina barata na fronteira!

Recebi de um amigo, gaúcho de fronteira, dados sobre a vizinha Argentina, a nação amiga que passa por fortes dificuldades econômicas.  Além do futebol, los hermanos devem ter pouco para comemorar, o que é pesaroso perceber....

O relato mostra a desproporção de preços de combustíveis no país fronteiriço: gasolina comum: 1,99 Pesos = 1 Real; gasolina-super: 2,30 Pesos = 1,15 Reais; gasolina Fangio, de alta octanagem: 2,89 Pesos = 1,45 Reais. 

É conveniente destacar que a Petrobrás exporta nossa gasolina para a Argentina a 0,65 centavos de Real o litro, e vende o mesmo aos motoristas brasileiros por 2,89 Reais...

É isso mesmo!

Uma constatação miserável que qualquer analfabeto brasileiro sabe contabilizar para perceber o flagrante de roubo!
O que seria um contrabando de combustível foi denunciado em reportagem, possivelmente encomendada, na RBS-TV. Nela, um professor universitário pretendeu “alertar” para os perigos de se abastecer carros brasileiros com gasolina “argentina”, o que provocaria a perda definitiva dos motores.  Acontece que a maioria dos carros que circulam na Argentina são brasileiros! 
Seriam aqueles veículos produzidos aqui e vendidos lá, um modelo especial, capaz de agüentar o tranco da gasolina ruim?!
Quanto aos veículos novos, a confusão continua com as diferenças de preço: um carro brasileiro, Gol Power 3 portas, custa na
Argentina 27.600 Pesos = 14.800 Reais. Com a vantagem de vir com a opção diesel...

As diferenças não param por aí: o pedágio custa aos argentinos 3,40 Pesos = 1,40 Reais, por 300 quilômetros rodados, enquanto
os gaúchos pagam 28,00 Reais para percorrerem a mesma distância.

Por quê?! O que têm os argentinos que falta aos brasileiros?

Eles têm um governo que, apesar das dificuldades novas e antigas, sabe que o povo é exigente e desassombrado e vai às ruas promover “panelaços” e “apitaços” antes mesmo que soem as trombetas de Jericó!

Porque los hermanos possuem um sentido de nacionalidade mais exaltado, e sabem que governo popular é aquele que tem participação direta do povo nas questões nacionais:

- Eles põem e depõem até mesmo uma Junta Militar!

Los hermanos são tão bons de futebol quanto nosotros, porém, não somos tão bons quanto eles no quesito da cidadania. Porque nós temos um governo que pensa que é popular quando distribui vales e bolsas para sustentar a miséria da massa que o elege, longe de querer mudar o vaticínio muy antigo de proporcionar Educação para todos, conforme os slogans que nunca passaram de chavões publicitários encomendados pelo próprio governo! 
Los hermanos não têm um governante alucinado que só arregaça as mangas em discursos de periferia, para esbravejar que “é sacanagem e safadeza” aquilo que fazem os “inimigos” que não concordam com “elle”, num país que sonha que vive sob a égide da Democracia plena!

Nossos vizinhos argentinos não têm um governante que grita de hora em hora que “vamos fazer o nosso sucessor” (ou seria uma das duas sucessoras?) “doa a quem doer e custe o que custar”.  Como se estivesse em guerra permanente com aqueles brasileiros que não concordam com o atual desgoverno!

Enfim, sacanagem mesmo é o que “elle” faz com o nosso refinado gosto de cidadania, mantendo os iguais trapalhões confessos, execrados publicamente, nos seus cargos.  Enquanto passa a mão sobre a cabeça de meninos e meninas corruptos que fazem parte do time e desfrutam as benesses do padrinho poderoso - aí incluída a família, sobre a qual pesam denúncias que não podem ser boatos, jamais defendidas nem confirmadas, por conta da manipulação oficial de boa parte da mídia, mantida em salmoura de silêncio, com verbas publicitárias generosas!

Sacanagem mesmo é ver as mesmas figuras cassadas assentadas nos recintos da Câmara e do Senado Federal, intrometidas em intermináveis “comissões de inquérito” que investigam o nada consta; enquadradas na tela da tevê, dando palpites a favor da curriola que se estabeleceu e, após dois mandatos consecutivos, pretende faraonizar o poder para sempre!

Toni Marins, jornalista
 
 
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS