Pane moral na aviação comercial brasileira

Durante anos fui tripulante de vôo, o que me confere algum conhecimento sobre o assunto em maior evidência no país – a queda do Airbus da TAM.
Apesar da evolução tecnológica, um avião sempre será um avião; um carro será sempre um carro. Independente das modificações técnicas que venham a ocorrer, quem guiou um modelo 1950 consegue guiar um veículo atual.
As regras serão sempre as mesmas.
Remetendo ao reverso do Airbus da TAM ou qualquer outro que tem a função de reverter potência usando o empuxo da aceleração para reduzir a velocidade do avião e ajudar a frear o mesmo: se os freios estiverem funcionando apenas em um lado do veículo, o que acontecerá? 
Ele vai dar um “cavalo de pau” para o lado que funcionar!
O reverso é um item imprescindível à segurança dos aviões, não devemos banalizar.  Longe de ser um detalhe “dispensável” ao vôo, conforme recomenda o manual da empresa fabricante e de acordo com algumas notas veiculadas na mídia.  Com um dos reversos “pinado” (termo técnico que indica o reverso lacrado, sem uso na desaceleração e na frenagem) o pouso do aparelho estará perigosamente comprometido.  Foi o que ocorreu...
Sabemos todos, e as empresas de aviação estrangeiras também o sabem, que o Brasil é um país continental que decola aceleradamente na ampliação do transporte aéreo.  Significa dizer que algumas centenas de aeronaves, senão milhares serão necessárias para a expansão aérea que deverá ocorrer em tempo relativamente breve, dez anos, se tanto.
Bilhões de dólares serão investidos e disputados pelas duas empresas mundiais - a Boeing e a Airbus, as mais prováveis concorrentes capazes de atender pedidos em escala global.  Coincidentemente, foram exatamente as duas empresas que sofreram perdas significativas: o Boeing da  Gol caiu primeiro; em seguida, o Airbus da TAM: por quê?
Por mais incrível que a sugestão possa parecer, não pairariam outras probabilidades nos dois trágicos eventos?
Voltando ao reverso das aeronaves, o equipamento é tão importante quanto o trem de pouso ou os freios dos aviões.  Igualmente são indispensáveis para a segurança do vôo, nos pousos e nas decolagens, a qualidade da pista e os chamados “growings”, aquelas ranhuras que facilitam a frenagem e o escoamento das águas pluviais.  Principalmente com pista encharcada, conforme é habitual ocorrer no aeroporto de Congonhas.
Pretender induzir o raciocínio da opinião pública para a não importância do funcionamento do reverso no inaceitável acidente com o Airbus da TAM, sugere despreparo e falta de caráter dos envolvidos com a aviação comercial brasileira.
 
Toni Marins, jornalista
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS