![]() As crianças Von Trapp 40 anos depois, abaixo e á esquerda, a atriz Angela Cartwrght. A FAMÍLIA VON TRAPP DO CINEMA REVISITANDO A ÁUSTRIA.
LUIZ ZATAR TABAJARA- TURISMO E CINEMA ![]() O mundo inteiro cantou em Russo, Japonês, Italiano com a jovem atriz recém-saída de um dos filmes de Disney mais bem dirigidos e que abocanhou 5 OSCARS. O próprio Walt Disney ao saber que Robert Wise buscava uma atriz e que esse papel já estava sendo negociado com Doris Day, munido do copião do filme antes de sua pré-estréia no Chinese Theather em Los Angeles, Hollywood Highlands, praticamente levou ao Diretor Robert Wise a escolha da babá e governanta para um filme que tiraria a TWENTY CENTURY FOX da falência eminente. Julie Andrews, em seu 3 filme, aos 30 anos de idade encantou as crianças da década de 60, a década que trouxe os Beatles, o psicodelismo, as primeiras inovações no campo da computação pela IBM e também a Guerra do Vietnam para os lares americanos. Enquanto isso, lá nos Alpes Austríacos, uma jovem chamada Maria roubava o lugar da antiga Condessa ( Eleanor Parker ) que se casaria com o pai da Família Von Trapp ( Christopher Plummer ).
THE SOUND OF MUSIC, também foi apelidado pelos executivos da Fox por The Sound of Money, pois foi o filme que salvou os estúdios Fox da falência. SOMETHING GOOD- Julie Andrews regravou inúmeras vezes essa cena, pois não imaginava alguém cantando tão próximo ao rosto de alguém, como do seu partner, Christopher Plummer. A fox cogitou inicialmente de Yul Brinner interpretar seu papel...
Nos jardins do Palácio Mirabell com a coreografia de Dee Dee Wood.
Percorrendo as marcações durante as filmagens.
Cena inédita dos arquivos da Twenty Century Fox -1964
Quem não cantou essa musiquinha ou não ouviu o disco de vinil até gastar? A America conhecia essas letras desde que Mary Martin ( mãe de Larry Hagman, o Capitão nelson de Jeanie é um Gênio e protagonista da série Dallas ) foi a primeira Noviça a cantar essa canção. Volta e meia a peça volta à Broadway em novo remake, desde 1953.
Julie e as crianças na escadaria do Palácio Mirabell, onde ao fundo tem a fonte com Pégasus
O Capitão von Trapp da marinha Austríaca tinha um apito para comandar seus 7 filhos. Liesl, Friederich, Louisa, Kurt, Brigitta, Marta, Gretl. - Apito são para cães, animais, não para pessoas!- reclama Fraulein Maria. - Sim, Capitão, digo, Fraulein Maria!
O castelo de Anif, que reina sobre um lago, pode ser visto de um muro de pedras alto, com um portão igualmente assustador. A propriedade não recebe visitas e vemos esse castelo numa das cenas de abertura. Quem irá se esquecer de Julie cantando MY FAVORITE THINGS ou as prórprias crianças cantando junto ao pai Edelweiss, música que se ouve até os dias de hoje nas grandes cervejarias de Munique. Quem não desejou ter um teatrinho de fantoches, ou pode esquecer da cena em que Julie Andrews durante um temporal canta com as crianças no quarto para fastar delas o medo dos trovões? EDELWEISS, EDELWEISS, EVERY MORNING YOU GREET ME/ SMALL AND WHITE CLEAN AND BRIGHT, YOU ALWAYS LOOK HAPPY TO MEET ME BLOSSOM IN SNOW MAY YOU BLOOM AND GROW/ BLOOM AND GROW FOREVER
EDELWEISS, EDELWEISS, BLESS MY HOMELAND FOREVER ...
Julie durante os 40 anos de THE SOUND OF MUSIC.
A frente da casa onde estou.
Os fundos da casa onde Maria e as crianças estão voltando num barco, sob os olhares do Capitão e da Baronesa Von Schraeder. Este é o Palácio Schloss Leopoldskron, hoje propriedade de Harvard. Como usaram duas casas, você nota que uma tem a frente amarela, cor das casas dos nobres austríacos. Foi no Scholss Leopoldskron que a Faculdade de Harvard costuma utilizar para fazer seus seminários. Era lá onde Liesl and Rolf cantam e dançam em meio a chuva dentro de um Gazebo, nos jardins da casa, a canção SIXTEEN GOING ON SEVENTEEN.
O Gazebo ficava nos jardins do Schloss ( castelo em alemão ) Leopoldskron, mas agora qualquer um pode visitá-lo nos jardins de tulipas do Hellbrunn Palace. O Frohnburg castle onde estou bem na frente era a residência dos príncipes arcebispos por volta do séc. XVII, com seu estilo barroco é visto também nas cenas em que a Família Von Trapp arrasta o carro para não fazer barulho, na sua fuga dos nazistas que ocuparam SALZBURG. A casa onde Maria surge logo no início do filme ( tem um ônibus que a leva até lá, hoje a mesma empresa o transformou na Panorama Tours ) vemos que ela percorre um caminho ladeado de árvores cantando I HAVE CONFIDENCE IN ME, pulando com uma bolsa e seu violão.
Cenas durante as gravações, um balde d´água para molhar Julie Andrews e as crianças usando as roupas feita por cortinas.
Quero mostrar a vocês o que fizeram das antigas locações e como Hollywood usou cenários e igrejas ( a tomada do casamento de Julie Andrews foi filmada 8 vezes para dar a impressão de amplidão do interior da pequena igreja barroca, distante da imponente Catedral de Salzburg, localizada em Mondsee, ou Lago da lua ). A imponente catedral que domina o centro de salzburg, data do ano de 700. E se você procurar pelas catacumbas de St. Peter, onde a família Von Trapp se esconde dos nazistas verá que elas existem, mas apenas serviram de inspiração, pois Hollywood as copiou e levou para recriá-las nos estúdios em los Angeles, pois colocou as catacumbas para o interior do Convento de Noonberg onde Maria vivia com as irmãs. A IGREJA BARROCA EM MONDSEE, fora de SALZBURG e abaixo a CATEDRAL de SALZBURG onde escutamos os sinos de seu casamento. Ao lado desta igreja existe sempre uma feira de souvenires e produtos locais, sementes de Edelweiss e cervejarias montadas em tendas que servem Bratwurst com xucrute e suas cervejas num caneco de 1 litro!
Mas é uma delícia ver o Üntersberg, a grande montanha que aparece como pano de fundo no início da filmagem. Viocê sobe por teleféricos e assiste várias pessoas descendo a montanha ao esquiar. A Panorama Tours é uma empresa que leva você a quase todos os lugares das locações, e no filme, Julie chega até a casa dos von Trapp através do õnibus da mesma empresa.
A cena de abertura do filme, foi exatamente a última a ser filmada e durante esse período costumava chover dias seguidos em SALZBURG dificultando as filmagens. Foi necessário muito esforço de toda equipe para refilmarem mais de vinte vezes a tomada de helicóptero que apanhava a jovem noviça no topo da montanha e para evitar cair ao chão, Julie usou o artifício de sair rodopiando para se manter de pé enquanto o helicóptero se aproximava em virtude do vento.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
JULIE ANDREWS NA COREOGRAFIA DE UM NÚMERO MUSICAL
|
- LUIZ ZATAR TABAJARA
- Luiz Zatar