Sejamos verdadeiramente brasileiros!

democracia. [do gr. demokratía.] S. f. 1. Governo do povo; soberania popular; democratismo.

Depois da tragédia com o vôo 3054 da TAM em Congonhas, na última terça-feira, não cansamos de ver na mídia notícias sobre o acidente e também sobre vítimas, parentes, quem ia embarcar no vôo e que por algum motivo não foi, ou quem não ia embarcar e acabou indo.

No meio de tudo isso, ficamos chocados. Como moradora de São Paulo, ao sair de casa de manhã para vir ao trabalho, no dia seguinte ao acidente, senti como se a nuvem preta da fumaça que fechou o aeroporto, estivesse sobre as cabeças de cada um dos habitantes dessa metrópole. Cada rosto, cada semblante, as pessoas que liam jornal no metrô liam a mesma coisa e pensavam a mesma coisa: Até quando?

E confesso que é a mesma pergunta que me faço também. Não só pelo acidente, mas por todos os outros problemas que enfrentamos em nosso país. Na semana passada era: até quando irá o problema dos controles de tráfego aéreo? No mês passado: até quando irá a corrupção dos nossos políticos?....e vivemos assim.

A questão é que todo país têm problemas. Sejam eles de corrupção, de violência, de fome, problema com saúde, transporte, educação, moradia etc. É ingênuo pensar que só o Brasil têm problemas de ordem social e governamental. O calo aperta porque somos brasileiros, porque moramos aqui e convivemos dia após dia com todos estes problemas e na grande maioria dos casos, estes problemas interferem, e muito em nossas vidas. Mas em contra partida, acho que o brasileiro se acomodou. É muito fácil ver grupos de brasileiros entoando o hino nacional e colocando a mão no peito com orgulho de ser brasileiro, quando algum atleta nosso ganha uma medalha no PAN ou um jogo na Copa do Mundo. Difícil é sairmos do nosso mundo micro de problemas e enfrentarmos o macro dos problemas nacionais. É botarmos a mão no peito e dizer que tem orgulho de ser brasileiro e que quer mudar o país, quando um político é preso por ser ladrão!

Será que é necessário que cada vez mais pessoas morram para que o brasileiro perceba que democracia não é o simples ato de votar e escolher alguém para resolver os problemas por ele por 4 anos?? Democracia consiste em um regime político onde a escolha emana do povo. E não é só a escolha eleitoral, vai muito além!

Quantos acidentes terão que acontecer, quantas pessoas terão de ser assassinadas para que as pessoas percebam que o governo só tomará uma atitude se nós, povo, pedirmos que assim seja feito??

Não estou eximindo a culpa de nossos governantes e autoridades policiais sobre o acidente e sobre todos os outros problemas. Pelo contrário: acho que eles têm sim a parcela de culpa de tudo isso. Mas vocês já pararam pra pensar que, nós, cada um de nós, podemos ter nossa parcela de culpa também, por calarmos diante de todas as barbaridades que vemos todos os dias?

Talvez esteja na hora de batermos no peito e termos orgulho de nosso país de verdade! Ou então, continuaremos lamentando nossos mortos e discutindo em conversas de bar o quão absurdo é a falta de providencia das autoridades que nós elegemos! Talvez esteja na hora de nos unirmos para boas causas e não somente na hora de prestar solidariedade pelos que já morreram. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS