Sanhaçu-cinzento (Thraupis sayaca), uma das espécies de aves que habitam a Caatinga. Foto: Dilson Santos
Uma chamada pública aberta pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) vai apoiar projetos que possam contribuir para o manejo, o uso e a conservação da biodiversidade, além de contribuir para a manutenção do patrimônio cultural e dos recursos naturais em unidades de conservação federais que abrigam o bioma Caatinga.
As inscrições estarão abertas até 17 de outubro de 2011, e os recursos para os projetos chegam a R$ 3,48 milhões. As pesquisas poderão ser realizadas em uma ou mais das nove Unidades de Conservação (UC) listadas na chamada, com o objetivo de beneficiar os gestores de UC da Caatinga, os formuladores de políticas públicas ambientais e as comunidades locais e visitantes das UC e seu entorno.
Os projetos podem contemplar temas diversos, tais como o diagnóstico de espécies ameaçadas de extinção ou deficientes de dados, ou ainda, a elaboração ou implantação de planos de ação e planos de manejo. Também serão custeadas iniciativas que tratem da distribuição, impacto, formas de controle e prevenção de espécies exóticas invasoras, entre outras categorias previstas na chamada.
As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, por meio do Formulário de Propostas On-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas.
* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)