Feira de Livros de Macaé começa nesta Quinta-feira na Praça Veríssimo de Mello

O Núcleo de Educação e Estudos em História Regional (NEHIR) da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC) apresenta nesta quinta-feira, dia 10, a FLIMAC – Feira de Livros de Macaé. O evento acontecerá na Praça Veríssimo de Melo e tem como objetivo aproximar os autores da região da população em geral, além de promover um intercambio de idéias e conhecimentos no público interessado.
Além dos autores, estarão presentes representantes de livrarias, editoras e instituições culturais. A FLIMAC é destinada a todas as pessoas interessadas em cultura e história da cidade, além dos professores, estudantes e pesquisadores que desejam ter acesso a produção literária referente à região, que na maioria das vezes não é disponibilizada no comércio local.
A programação da Feira começará às 10h e terá como abertura a execução do Hino de Macaé pela Corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel. Em seguida haverá a palestra "Memória Literária e Afetiva de Macaé", com a professora Claudia Márcia Vasconcelos da Rocha. À tarde acontecem apresentações dos  Contadores de Histórias da Secretaria Municipal de Educação, encontros com escritores e apresentação musical.
Uma das escritoras que confirmaram presença na FLIMAC – Feira de Livros de Macaé foi a memorialista Helianna Barcellos de Oliveira, Dona Heleninha, que estará na Feira lançando e autografando seu livro “Mascate de Sonhos – Memórias de uma Quissamaense”. Outros autores que terão seus livros vendidos na Feira são Romulo Campos e Claudia Barreto “Parque Atalaia”; Marcelo Abreu; Mario Alves; Regininha Moreira, Maria Klonovska, Rodrigo Araújo “Literatura e interfaces”; entre outros.
O autor mais antigo nascido no Norte Fluminense foi o Bispo José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho (1742-1821), com obras publicadas em Portugal, por força dos empecilhos legais impostos às colônias. Em 1808, o Rio de Janeiro tornou-se a sede do reino, surgindo a Impressão Régia, sendo o pioneiro José Carneiro da Silva (1778-1864), depois Visconde de Araruama, autor da obra “Memoria Topographica e Historica sobre os Campos dos Goytacazes com uma noticia breve de suas producções e commercio offerecida ao muito alto e muito poderoso Rei D. João VI”, publicada em 1817, com Licença Real. Desde então, muitos macaenses, como Augusto de Carvalho e Antonio Alvarez Parada, dedicaram-se à produção literária, constituindo uma bibliografia considerável.
Na década de 1950 o periódico “Gazeta de Macaé”, numa iniciativa de seu diretor-proprietário Latiff Mussi Rocha, promoveu o que chamou de “Primeira Feira de Livros de Macaé”, iniciativa de sucesso que perdurou por alguns anos, sendo sucedida por eventos semelhantes, como a “Bienal do Livro de Macaé”, a “Feira Literária da Escola Municipal Samuel Brust”, e a “Maratona Cultural”.
O NEHIR - Núcleo de Educação e Estudos em História Regional - ligado a Superintendência Acadêmica da FUNEMAC, foi instituído para desenvolver projetos de caráter interdisciplinar que promovam valores culturais macaenses, fomentando ações e parcerias que aproximem o meio acadêmico e instituições de naturezas diversas, gerando uma integração produtiva. Dentro deste objetivo, considerando a grande procura por obras que tratem dos temas regionais e as dificuldades de adquirí-las, surgiu a idéia da FLIMAC - Feira de Livros de Macaé.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS