Encontro vai discutir os problemas e melhorias para região serrana de Macaé

http://www.jornalorebate.com.br/283/087.JPG
Flagrante de desmatamento nas matas da serra de Macaé

Representantes do Instituto Vida Sustentável realizam , dia 4, uma reunião com os moradores de Glicério, Óleo, Trapóleo e Trapiche. O encontro, que acontece no Restaurante Cabala, localizado na ponte do Óleo, a partir das 19 horas, vai discutir os problemas e propor melhorias para as comunidades da região serrana de Macaé.

De acordo com representante do Instituto, Paulo Moraes, essa reunião tem como objetivo dar continuidade as propostas e ações levantadas na sessão itinerante da Câmara Municipal, realizada no dia 14 de julho deste ano, quando os vereadores ouviram as principais reivindicações dos moradores, principalmente na área de educação. "A população cresceu muito na região serrana e hoje faltam vagas e professores nas escolas", falou Paulo.

Outra dificuldade que os moradores da serra enfrentam é a exclusão digital, já que na região o acesso a internet ainda é precário, mesmo havendo a promessa de que será instalada a Banda Larga da Oi, empresa que ganhou a concessão da região serrana de Macaé. "Há quatro anos ouvimos do então secretário de Ciência e Tecnologia e hoje secretário de Educação, Guto Garcia, que a internet banda larga seria instalada.

Também ouvimos de uma moradora do Óleo de que o deputado estadual Christino Áureo até agosto deste ano teríamos nossa reivindicação atendida. A maioria das crianças de lá ainda não sabem o que é site ou e-mail. Isso é exclusão digital!", criticou Paulo.

http://www.jornalorebate.com.br/283/118.JPG
Alunos do Raul Veiga realizaram uma caminhada pedindo melhorias para a serra

Como exemplo dessa exclusão, Paulo citou o caso do colégio Raul Veiga, onde existem vários computadores que foram doados pelo Governo Federal, que estão parados há mais de três anos e até hoje não foram colocados em funcionamento para os alunos. "Além de salas de informática nas escolas, precisamos de lan-house comunitária para esses moradores", alertou.

Além das muitas reclamações em relação a educação, os moradores também levantaram outras carências em relação a infraestrutura, como transporte, estradas, área de lazer, sinalização, ampliação dos cemitérios, construção de capela mortuária, entre outros. "Também temos graves problemas na área ambiental, como o desmatamento das matas ciliares e áreas de nascente, o que pode comprometer o abastecimento de água. Além da falta de saneamento básico, que provoca a contaminação das águas e também doenças, como hepatite, verminose e doenças de pele", alertou.

http://www.jornalorebate.com.br/283/134.JPG
Residências são erguidas nas margens do rio São Pedro

Os problemas sociais também vêm preocupando as comunidades, já que muitos jovens da região estão se envolvendo com as drogas. "No local, não há lazer e estimulo à prática de esportes e a manutenção de uma vida saudável. Por isso vamos realizar este encontro para que os problemas que já foram levantados durante a Câmara Itinerante tenham uma solução imediata", falou.

Paulo ressaltou ainda que a participação da população é fundamental para que a comunidade seja ouvida. "Quando nos mobilizamos, nos fortalecemos para reivindicar as melhorias que todos queremos e garantir a nossa qualidade de vida. Portanto, a participação do prefeito Riverton Mussi; do presidente da Câmara, Paulo Antunes; de representantes do Conselho Tutelar de Macaé; do Conselho Anti-Drogas; da Agenda 21; da Polícia Militar; da Câmara de Gestão Permanente também é extremamente importante", observou.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS