Somente ano passado a secretaria doou mais de 10 mil mudas de árvores entre frutíferas e nativas aos pequenos produtores e familiares da cidade. Para adquirir as mudas é preciso efetuar um cadastro no local e sair de lá pronto para plantar. Tato destacou que o programa oferece uma alternativa de renda aos produtores rurais, aumentando a rentabilidade da propriedade.
Ainda de acordo com Tato, foram plantadas em um viveiro mudas de várias espécies para a multiplicação. “Estas mudas já estão sendo retiradas e distribuídas aos agricultores. Esperamos esse ano bater o recorde de aproximadamente 20 mil mudas dentre elas pata de vaca, sapucaia, bolebeira, orelha de macaco, ipê amarelo, oiti, pau Brasil, flamboyant e sombreiro”, contou.
Existe durante a distribuição das mudas, o acompanhamento de um Técnico Agrícola. “O projeto esta sendo acompanhado desde o plantio até o seu crescimento. Após este período é avaliado e repassado para outras famílias, os fatores que deram certo. A gestão se preocupa muito em oferecer ao pequeno produtor, mudas que terão seu desenvolvimento sem problemas. Antes de ser entregue ao pequeno produtor é feita uma avaliação de área. Exemplo disso, foram às mudas doadas esta semana”, disse.
A distribuição das mesmas tem feito no meio agrícola, uma diversificação na produção, e sendo destaque na agricultura familiar dos assentamentos. “A idéia é transformar Conceição de Macabu em um pólo de produção de frutas e árvores nativas. Com isso visamos em um futuro próximo atender o mercado local e regional. Por isso estamos fornecendo gratuitamente as mudas”, comentou o secretário.
Tato também destacou o suporte que o município vem dando ao setor com diversos programas apostando na diversificação da produção agrícola, bem como incentivo à produção leiteira, à comercialização de produtos da agroindústria familiar, mudas de árvores frutíferas e de árvores para reflorestamento. “Essa é uma demonstração do interesse do Executivo na fixação do homem no campo e como meio de propiciar a geração de emprego e renda. Mais informações os interessados podem ligar para (22) 2779-2911 ou enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”, frisou