Petrobras recebe empresas para futuras parcerias no Prodesmar

A Petrobras e a Prefeitura de Macaé realizam, nesta quarta-feira (9), das 14h às 16h, no Auditório do Edifício Caselli, uma reunião com empresas de diversos setores para apresentar o planejamento e desenvolvimento do Projeto Qualificação Profissional de Jovens e Adultos Não Exclusiva à Cadeia do Petróleo. O objetivo do encontro é formar futuras parcerias com o projeto, que é integrante do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região - Prodesmar.

O projeto de Qualificação profissional é executado pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Municipal de Educação. Entre os cinco projetos do programa este é o mais avançado, pois já se encontra em sua segunda fase com oferta de 24 cursos e meta de formação de três mil pessoas. Na primeira etapa, entre agosto de 2008 e dezembro de 2009, foram qualificadas sete mil pessoas em 54 cursos.

Atualmente, mais de 11 mil pessoas já receberam certificados dos cursos do Cetep que são mantidos com recusrsos da Prefeitura e Petrobras. No entanto, a partir de 2012, a proposta é integrar outras empresas no Prodesmar, visando a sustentabilidade do município. Os interessados em participar do evento devem confirmar a presença através do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do tel 27617676.

O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, diz que as empresas estão sendo convidadas pela Prefeitura e Petrobras. "Este é um momento importante para que os jovens continuem a ter oportunidade para se qualificarem, já que o mercado de trabalho é crescente e as exigências são muitas. O Cetep oferece mais de 100 cursos gratuitos e todos os dias há uma alta procura comprovando nossa qualidade". Para a diretora presidente do Cetep, Waleska Freire, o desafio de reunir empresas que junto à Petrobras vão atuar no Prodesmar já tem o apoio de diversos órgãos e entidades como o Senai, a Firjan, as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Fumdec.

O Prodesmar começou a ser pensado após a divulgação do resultado do Mapa da Violência 2006. "Foi divulgada pela Organização dos estados Íberos Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, (OEI) o resultado de uma pesquisa baseada em dados entre os anos de 2000 e 2004, onde Macaé era o quinto município mais violento do país em homicídios de jovens entre 15 e 24 anos. Diante desta realidade, propomos à Petrobras uma parceria para desenvolver um projeto que oferecesse oportunidade aos jovens de Macaé para qualificação profissional. O então Gerente Geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Carlos Eugênio, ampliou a proposta para elaboração do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar). Ele convidou representantes dos governos federal, municipal, estadual e da sociedade civil organizada e criou um Fórum de Discussão. Este fórum se reuniu treze vezes entre os anos de 2007 e 2008, e em julho de 2008 foram assinados os cinco projetos do Prodesmar ", conta a vice-prefeita, Marilena Garcia, uma das idealizadoras do Projeto de Qualificação.

O Prodesmar possui cinco projetos: Qualificação Profissional de Jovens e Adultos não Exclusiva à Cadeia do Petróleo, Sistema de Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190), Planejamento Estratégico do Norte e do Noroeste Fluminense, Duplicação da Rodovia Amaral Peixoto - RJ-106 - e Melhoria Operacional do 9º Grupamento de Bombeiro Militar.

O Sistema de Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) também está em estágio avançado de execução, já que as obras da Central estão concluídas no 32º Batalhão da Polícia Militar de Macaé, 28 câmeras e 30 GPS estão prontos para instalação e outras 20 câmeras virão do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). A previsão é que em abril comece a funcionar a Central.

O Planejamento Estratégico do Norte e do Noroeste Fluminense foi elaborado e possui 52 projetos prontos para execução. A Duplicação da Rodovia Amaral Peixoto - RJ-106 - e a Melhoria Operacional do 9º Grupamento de Bombeiro Militar estão em processo de execução.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS