Marcel Silvano lamenta decreto municipal

Vereador apresentou requerimento para suspensão do decreto 093 e solicitou mais diálogo entre prefeitura e servidor, mas proposta não foi aprovada na Câmara

       O vereador Marcel Silvano lamentou a não aprovação do requerimento que visava a suspensão  do decreto 093, com o objetivo de promover sua revisão, em conjunto com uma comissão de servidores escolhidos pela classe dos professores, na sessão da Câmara desta quarta-feira (18). Inicialmente a discussão foi apenas em relação à Educação, com o decreto 089, e depois foi ampliada.
        Segundo Marcel, os servidores esperavam um posicionamento da Câmara. “Na forma e no momento em que o decreto foi feito, sem discutir com essa Casa, não dialoga com ninguém. Já busca punir o servidor público de maneira irrestrita e isso, não podemos admitir. Solicitei a suspensão imediata e a abertura do diálogo para que  essa questão fosse tratada de forma saudável com os servidores. Foi um erro de método, de momento e não houve, sequer, uma conversa com os profissionais”.
A intenção do parlamentar era sugerir ao executivo que reavaliasse essa posição. Marcel afirmou que ninguém é favorável à falta injustificada e defende, sempre, que os servidores devem ser estimulados a dar o seu melhor para servir a sociedade. “Uma postura assim, que retira o direito dos servidores, além de gratificações e regências, que significam em alguns casos mais do que 40% do salário, não pode ser tomada por decreto e menos ainda, em um momento de reivindicação dos servidores”, defendeu.
O vereador explicou que a interpretação geral do decreto leva ao pensamento de uma retaliação à paralisação dos servidores da educação. “Minha filha estuda em uma escola municipal. Quando, desatento, vou levá-la ao colégio em dia de paralisação, fico envergonhado. Eu deveria estar envolvido e ciente da mobilização e entender que é direito deles, esse é o sentimento e pedi que fosse reavaliado”.
            Segundo Marcel, a Câmara abriu mão do seu direito de encaminhar posicionamentos, de maneira positiva e atender uma demanda do conjunto de servidores públicos. “Na semana passada, aprovamos por unanimidade uma solicitação ao Executivo, para que fosse instituído o Código de Greve. Ao invés de falta abonada, que seja reconhecida como falta por greve, e isso, é direito. Paralisação não é falta, é direito do cidadão se manifestar,” finalizou.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS