Alunos do Programa Petrobras Jovem Aprendiz reforçam estoques do Hemocentro

Campanha mobiliza Campos e Macaé

Os alunos do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) ajudaram a reforçar o estoque do Hemocentro de Campos para este Carnaval. Em duas ações realizadas esta semana, a Campanha Doador Solidário, organizada pela Fundação CR3, conseguiu arrecadar cerca de 200 bolsas de sangue – quase quatro vezes a média diária do Hemocentro. A campanha prossegue até o dia 25 de março, período em que os alunos estarão se mobilizando para conseguir mais doadores para o Hemocentro, referência em toda a região.

A campanha faz parte das ações de cidadania do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, que incluiu a mobilização de alunos através de trabalhos e palestras. “Além das aulas e da preparação profissional, procuramos levar aos nossos alunos o espírito da cidadania. Por isso, decidimos promover esta campanha, que nada mais é do que um ato de amor ao próximo”, disse o coordenador de projetos da Fundação CR3, Washington Arruda de Paula.

Aluna da unidade de Campos, Rita de Cássia Simplório da Silva fez questão de participar da campanha. “Estou muito feliz de hoje fazer parte do Jovem Aprendiz, pois aguardei muito por esta oportunidade. Eu não podia deixar de participar e fazer a minha parte nesta campanha”, disse Rita, que faz o curso de Eletricista e Instalador Industrial. Em Macaé, Rodrigo Luiz de Souza Amaral, de 18 anos, também fez questão de participar da campanha. “É a primeira vez que estou doando sangue, e espero fazer isso sempre. Achei muito legal esta iniciativa”, disse o aluno de instrumentação, morador de Carapebus.

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz atende a 850 alunos em toda a região, sendo 192 decorrentes de um acordo homologado entre a Petrobras e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro. O programa oferece carteira assinada, jornada de trabalho diária máxima de quatro horas, salário mínimo integral, 13º salário, férias, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.

PPJA

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz foi criado para garantir o atendimento à Lei 10.097/2000, que prevê a contratação de aprendizes por até dois anos. O objetivo é qualificar profissionalmente jovens que vivam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta primeira fase, os jovens estão fazendo o curso de Formação Básica, a primeira das três etapas do programa. Serão seis meses de aulas, com conteúdo que vai de linguagens e tecnologias, passando por ética, cidadania, prevenção ao uso de drogas e introdução às profissões industriais. As aulas são ministradas em dois polos da região: Macaé e Campos.

A segunda fase é dedicada à formação técnica, com período que pode variar entre nove e doze meses, de acordo com a carga horária de cada um dos cursos (caldeireiro, auxiliar em logística, eletricista em manutenção industrial, encanador industrial, mecânico de manutenção, soldador de tubulação, torneiro mecânico, operador de processo produtivo, mecânico de usinagem e instrumentista). A última etapa é a vivência profissional. Os jovens são acolhidos pelas empresas parceiras da Petrobras, por períodos de até seis meses, a fim de desenvolver as habilidades aprendidas durante a capacitação nos cursos.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS