A partir de março deste ano, todas as agências bancárias situadas no município de Macaé deverão implantar portas de segurança com detector de metais, a fim de garantir a segurança não somente dos clientes, mas também dos funcionários do banco. A Lei Municipal 4.022/2013 foi sancionada pelo prefeito Dr. Aluizio Junior, no dia 30 de dezembro de 2013 e publicada no dia 1º de janeiro deste ano. O seu cumprimento será fiscalizado pelo Poder Executivo.
A Lei é uma iniciativa do vereador Marcel Silvano, que apresentou um Projeto de Lei na Câmara de Macaé, após reivindicações da categoria de bancários durante a greve nas agências em setembro do ano passado.
Trata-se de uma iniciativa que divide opiniões entre os clientes bancários, que se sentem constrangidos com algumas atuações diante dessas portas giratórias, porém, os que defendem sua existência, assim como bancários, preocupam-se com o grande índice de violência e assaltos aos bancos que assustam o País.
A Lei, segundo o vereador, visa garantir a integridade tanto dos funcionários, quanto dos clientes. A mesma também determina a garantia de acesso para a pessoa portadora de deficiência, obesos, gestantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, por meio de uma porta auxiliar junto às portas de segurança.
“Algumas agências em Macaé já não estão usando mais porta giratória, mas para o funcionário, sua existência é um fator importante. Além disso, para amenizar a questão do constrangimento por parte dos clientes, sugerimos que essas agências também disponibilizem guardas volumes, seguindo exemplos existentes em outras cidades do Brasil”, comentou Marcel.