Marcel participa do 1º Encontro Funemac da Consciência Negra

Comemorando a Semana da Consciência Negra, o vereador Marcel Silvano participou da abertura do “ 1º Encontro Funemac da Consciência Negra – Educação, Política e Cultura”, ontem, 19, na Cidade Universitária. Estavam presentes líderes de movimentos sociais, como Ivanir dos Santos, o presidente da Funemac Alexandre Azevedo e o vice- prefeito Danilo Funke.

Marcel saudou a todos, em especial os estudantes da Cidade Universitária e citou a intensa discussão que tem ocorrido no Brasil inteiro, sobre a importância de se defender com firmeza a presença da juventude negra nas universidades brasileiras, afirmando ainda ser uma realidade muito aquém da ideal.

“Podemos fazer um paralelo, dizendo como o Brasil precisa dos nossos jovens negros nas universidades. Comparamos com outros negros, que contribuíram para a história do Brasil, com tudo o que sofreram e como não desejamos mais que aconteça . Foram eles que construíram as nossas riquezas.”

O vereador prosseguiu, dizendo que além da realidade de sofrimento da negritude por todos esses tempos, há também alegria, dança, música e a esperança de um mundo melhor, justo e mais fraterno.

A violência em Macaé, frequentemente discutida nas sessões, também foi lembrada por Marcel. “É motivo de preocupação para mim e para todos os movimentos sociais de todo o Brasil que lutam pela defesa dos direitos humanos e da igualdade. A quantidade de jovens negros assassinados, pobres, moradores de favela que estão nas páginas dos jornais é uma realidade que precisa ser transformada por todos nós, Poder Público, sociedade e igrejas.

Segundo Marcel, não podemos admitir que um país como o Brasil, que vitimou tantos brasileiros, continue matando exatamente o mesmo perfil: os negros, jovens, que sempre foram marginalizados.

Para o vereador, a Universidade é um espaço importante para discutir e pensar uma forma de reconhecer quem são esses jovens em Macaé, trazer a informação e dados para que essa questão seja tratada com propostas que tenham a ver com a nossa realidade, com políticas públicas efetivas que melhorem a vida numa cidade tão rica por um minério que, por coincidência ou não, é negro: o petróleo.

“Precisamos ter esse compromisso efetivo e a universidade precisa colaborar muito. Fiquei satisfeito com a programação, queria parabenizar o esforço de vocês e fiz questão de estar aqui para prestar a minha solidariedade. Quero deixar essa angustia partilhada de que ainda temos que melhorar e muito na luta por igualdade por justiça e pela vida de todos e todas de forma plena.” finalizou o vereador.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS