A Petrobras encerrou neste sábado (7/12) o programa Petrobras Rede Comunidade 2013, que levou aos municípios da área de influência da Bacia de Campos informações sobre as atividades da companhia. A terceira e última reunião pública do programa foi realizada em São João da Barra, onde cerca de 300 moradores e representantes de entidades de Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Quissamã participaram do evento.
Este ano, o Rede Comunidade teve como tema “Diálogo para construir cidadania”. Para o coordenador Rubinei Rodrigues, o programa termina com a sensação de dever cumprido. “Tivemos uma ótima participação nas reuniões públicas, que também aconteceram em Macaé e em Búzios. Conseguimos atingir nosso objetivo, que é informar a sociedade as atividades da Petrobras na região”, comentou.
As principais atividades da Petrobras na Bacia de Campos foram mostradas nos estandes sobre o Programa de Educação Ambiental da Petrobras, Controle de Emergência, Exploração, Produção, Logística e Gás e Energia. Nas plenárias, foram debatidos os temas “Royalties: participação e controle social” e “Unidades de Conservação: uma questão de sustentabilidade”.
O presidente da Colônia de Pesca Z-19, Rodolfo José Ribeiro, destacou que o evento é uma oportunidade para tirar dúvidas sobre as diferentes ações da companhia. “Sempre participo dos eventos da Petrobras, e em cada um deles a gente sempre sai com novos conhecimentos. Hoje, por exemplo, fiquei sabendo mais sobre como deve ser feita a aplicação dos royalties”, ressaltou.
O Rede Comunidade faz parte do Projeto de Comunicação Social Regional da Bacia de Campos e é o resultado de uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).