Encontro em Macuco reuniu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Centro-Norte do estado e secretários municipais de agricultura e meio ambiente, sob a direção do deputado estadual Nilton Salomão, para discutir a política nacional de resíduos sólidos e a criação de consórcios de piscicultura
A Câmara de Vereadores de Macuco (RJ) estava lotada. Entre os presentes, vários prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região Centro-Norte do Estado. O encontro, organizado pelo vereador Wilson Trallis (de Macuco), pelo presidente da Câmara local, Frank Lemgruber, e dirigido pelo deputado estadual Nilton Salomão, foi idealizado para discutir dois temas: a Política Nacional de Resíduos Sólidos na perspectiva da Economia Solidária e o estímulo à criação de peixes na zona rural do estado, com a criação de consórcios de produtores.
Para falar sobre o primeiro tema, o palestrante convidado foi Ary Moraes, Coordenador de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. “Em sua explanação sobre a política de resíduos sólidos, Ary apresentou uma novidade: essa política é geradora de empregos para catadores de resíduos sólidos recicláveis e esses catadores cadastrados podem ser incluídos no programa Bolsa Família, sem que os municípios fiquem limitados, pois eles têm um teto de gastos com essa atividade”, explicou Salomão, que é Presidente da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários e membro da Comissão de Agricultura, ambas da ALERJ.
O estímulo à piscicultura, com a criação de consórcios de produtores, foi o tema de Antônio Emílio Santos, Superintendente Federal de Pesca e Aquicutura no Estado do Rio de Janeiro. “Apesar de haver entraves, por conta da legislação ambiental, o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), por outro lado, pode descentralizar o processo, desde que as prefeituras tenham legislação apropriada e corpo técnico especializado”, explicou o deputado Salomão. Segundo ele, o INEA também oferece um aporte de recursos para qualificar quadros técnicos em todos os municípios do estado (dos 92, já foram qualificados profissionais em 42 municípios). “Não é fácil organizar toda essa cadeia de criação, armazenamento e venda. É preciso qualificar”, completa.
Participaram também do encontro o prefeito de Macuco, Félix Lemgruber, o vice, Marcelo Mansur; o prefeito de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos, e seu vice, Mauro Henrique; o vice-prefeito do Carmo, César Ladeira; secretários municipais de agricultura e meio ambiente e vários vereadores. O articulador do encontro ficou satisfeito com o resultado: “O auditório ficou lotado, as palestras foram enriquecedoras e só tivemos a ganhar com esse evento”, comentou o vereador Wilson Trallis, mais conhecido como Wilsinho. Um dos organizadoresjuntamente com Wilsinho e Lemgruber, e presidente do encontro, o deputado Salomão concorda com o vereador: “Foi muito bom. Todos saíram entusiasmados do evento e os municípios da região só terão a ganhar com os desdobramentos dele”, afirmou o deputado.