Capacitação e união para impulsionar a economia do interior do Rio de Janeiro

Encontro em Macuco reuniu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Centro-Norte do estado e secretários municipais de agricultura e meio ambiente, sob a direção do deputado estadual Nilton Salomão, para discutir a política nacional de resíduos sólidos e a criação de consórcios de piscicultura

http://www.jornalorebate.com.br/369/encontro.jpg

A Câmara de Vereadores de Macuco (RJ) estava lotada. Entre os presentes, vários prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região Centro-Norte do Estado. O encontro, organizado pelo vereador Wilson Trallis (de Macuco), pelo presidente da Câmara local, Frank Lemgruber, e dirigido pelo deputado estadual Nilton Salomão, foi idealizado para discutir dois temas: a Política Nacional de Resíduos Sólidos na perspectiva da Economia Solidária e o estímulo à criação de peixes na zona rural do estado, com a criação de consórcios de produtores.

Para falar sobre o primeiro tema, o palestrante convidado foi Ary Moraes, Coordenador de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. “Em sua explanação sobre a política de resíduos sólidos, Ary apresentou uma novidade: essa política é geradora de empregos para catadores de resíduos sólidos recicláveis e esses catadores cadastrados podem ser incluídos no programa Bolsa Família, sem que os municípios fiquem limitados, pois eles têm um teto de gastos com essa atividade”, explicou Salomão, que é Presidente da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários e membro da Comissão de Agricultura, ambas da ALERJ.

O estímulo à piscicultura, com a criação de consórcios de produtores, foi o tema de Antônio Emílio Santos, Superintendente Federal de Pesca e Aquicutura no Estado do Rio de Janeiro. “Apesar de haver entraves, por conta da legislação ambiental, o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), por outro lado, pode descentralizar o processo, desde que as prefeituras tenham legislação apropriada e corpo técnico especializado”, explicou o deputado Salomão. Segundo ele, o INEA também oferece um aporte de recursos para qualificar quadros técnicos em todos os municípios do estado (dos 92, já foram qualificados profissionais em 42 municípios). “Não é fácil organizar toda essa cadeia de criação, armazenamento e venda. É preciso qualificar”, completa.

Participaram também do encontro o prefeito de Macuco, Félix Lemgruber, o vice, Marcelo Mansur; o prefeito de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos, e seu vice, Mauro Henrique; o vice-prefeito do Carmo, César Ladeira; secretários municipais de agricultura e meio ambiente e vários vereadores. O articulador do encontro ficou satisfeito com o resultado: “O auditório ficou lotado, as palestras foram enriquecedoras e só tivemos a ganhar com esse evento”, comentou o vereador Wilson Trallis, mais conhecido como Wilsinho. Um dos organizadoresjuntamente com Wilsinho e Lemgruber, e presidente do encontro, o deputado Salomão concorda com o vereador: “Foi muito bom. Todos saíram entusiasmados do evento e os municípios da região só terão a ganhar com os desdobramentos dele”, afirmou o deputado.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS