Em relação ao CAp, o vereador diz que realiza visitas regulares para acompanhar a situação do colégio, assim como tenta estabelecer um diálogo entre alunos e diretores para buscar alternativas de melhorias e que essas sejam em curto prazo, tendo em vista as precárias condições do prédio da unidade.
Segundo Marcel, a situação do prédio foi agravada com as chuvas, já que o local onde estão situadas as salas de aula e refeitório está alagado. As turmas do terceiro ano estão sendo colocadas em locais improvisados, de forma inadequada ao bom andamento do estudo. O vereador ressalta que a demanda urgente dos estudantes é ter aulas de forma adequada.
"A Defesa Civil fez uma vistoria e garantiu que o prédio não corre o risco de desabamento, porém, os estudantes precisam de segurança enquanto frequentam o prédio", disse.
Na busca por uma solução ágil, Marcel acompanhou a comissão de alunos que foi recebida na quarta-feira pelo presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Alexandre Azevedo. Os alunos apresentaram suas demandas para que a questão seja resolvida de forma urgente. "Este compromisso de resolução foi firmado e estou solidário aos alunos em sua luta", disse o vereador.
Dignidade para a Guarda
As condições dos locais de trabalho da Guarda Municipal passaram pelas mesmas críticas. Além do prédio em situação alarmante, herança de um governo omisso, o vereador ressaltou o abandono e sucateamento de viaturas da corporação. "Os esforços do governo estão sendo no sentido de dialogar e resolver os problemas de forma permanente. Temos acompanhado de perto e visto com muita angústia a questão da estrutura", contou Marcel.
Acompanhando de perto a situação, o vereador, durante suas visitas à corporação, verificou e ouviu as demandas e já tomou iniciativas que venham contribuir para melhorias junto ao poder executivo. "Foi lido na casa e deve ser trazida para a votação, a minha indicação para a elaboração de Plano de Modernização, Humanização e Valorização da Guarda Municipal. O objetivo é atender aos anseios dessa importante categoria de servidores públicos municipais e lhes garantir acesso às práticas mais modernas, tanto na gestão de recursos humanos, quanto no desenvolvimento de suas atribuições típicas", comentou Marcel.
Ele acrescentou ainda que é preciso avançar, rever o regime disciplinar e, enquanto legislativo, apresentar algumas pautas como, por exemplo, a aposentadoria especial, para os servidores que atuem em situação de risco, citando como exemplo servidores da corporação. "A Guarda é uma instituição fundamental para que a cidade tenha uma população que sinta e respire cidadania. Que a possibilidade de diálogo que está se abrindo agora seja mantida, para assim, darmos os passos certos para a resolução de todos esses problemas", argumentou.