WIKILEAKS E BANCOS

Os próximos documentos secretos a serem divulgados pelo site WIKILEAKS dizem respeito a bancos. Vão exibir a fragilidade dos grandes bancos dos EUA e das colônias européias associadas (Grã Bretanha, Alemanha, Itália, Suécia e outras menos votadas).

No meio do bolo um dos poucos bancos privados brasileiros a exibir lucros fantásticos, mas enterrado até o pescoço num empréstimo feito ao FED - banco central dos EUA. Refiro-me ao Banco Itaú, um castelo de cartas pronto a cair ao primeiro sopro nem precisa ser tão forte assim.

Deve passar ao controle de bancos estrangeiros como aconteceu com o Real, recentemente (o antigo Banco Real começou como Banco da Lavoura e o seu maior acionista é casado com a mãe de Aécio Neves).

Não é muito difícil entender a situação dos grandes bancos internacionais em meio à crise que varre o capitalismo. Têm mais papel que dinheiro, logo, não são capazes de honrar - expressão usada por banqueiros - os seus compromissos.

A hipótese de uma corrida a bancos para saques, ou mesmo saques maiores que os previstos ou na média do dia a dia, a soma desses ingredientes torna-se explosiva para a liquidez (dinheiro disponível) dessas organizações.

Lenine dizia que "o que é um assalto a um banco diante de um banco". O jornalista Paulo Francis costumava contar a história do banqueiro que tinha um olho de vidro. Se o banqueiro chorasse as lágrimas escorriam pelo dito olho de vidro, o outro não, banqueiro não é humano.

Há quem jure que os EUA têm em seus subterrâneos de Wall Street chocadeiras especiais para gerar banqueiros.

A queda do Itaú é conseqüência ainda das desastradas políticas de privatizações do sistema financeiro nacional do governo de FHC. Os lucros elevadíssimos obtidos no governo Lula não foram suficientes para colocar de pé essas quadrilhas.

A devastação foi total, ou quase.

De tudo isso o que se depreende sem a menor dificuldade é que todo o modelo político e econômico do chamado mundo ocidental, da Nova Ordem globalizada, ou "globalitarizada" não passa de ilusão, prestidigitação e assentada sobre um arsenal de ogivas nucleares capazes de garantir a "democracia" em casos de necessidades.

É interessante notar que o WIKILEAKS não tem e nem apresentou até hoje qualquer caráter ideológico explícito. Tão somente cumpre o papel que a grande mídia, a mídia privada não cumpre, omite, já que parte do modelo, controlada e submissa ao modelo.

Quando Julian Assange se refere, como o fez pouco depois da primeira audiência para julgar o pedido de extradição feito pela Suécia, aos "tentáculos podres das elites mundiais" está dizendo isso. O WIKILEAKS cumpre a tarefa que até um determinado momento coube mídia tradicional.

O que o WIKILEAKS mostra com todas as letras é a grande farsa do capitalismo. A grande ilusão do mundo do espetáculo, prestes a se transformar em mundo da tragédia e tanto mais perigosa essa realidade, quanto mais intensa for a crise.

É como um bandido acuado. Ou se entrega ou dependendo das armas que tem, reage e foge. O capitalismo tem um poder militar de destruir o planeta cem vezes se necessário.

Nem vai se entregar e nem vai fugir. Vai se impor pela barbárie como tem sido regra geral ao longo da História.

Mao Tsé Tung já dizia isso - "o capitalismo é um tigre de papel".

E, curiosamente, o maior credor dos EUA é exatamente a China. Se colocar na mesa os EUA não têm como pagar e o dilema é simples. Ou vai à falência, o que não acontece com nações, ou vai à guerra.

Todo esse desespero de norte-americanos por reservas de petróleo, água e minerais estratégicos em todo o mundo passa por aí.

Pela falência absoluta do modelo.

É cada vez mais e vai ser sempre assim e de uma forma cada vez mais acentuada, um modelo excludente.

Se milhares de haitianos morrerem de cólera pouco importa, importa que as tropas ocupem as regiões onde esta o petróleo. Se os médicos cubanos querem salvar vidas haitianas problema deles, os norte-americanos querem o petróleo.

Há uma pesquisa recente, divulgada pelo site UOL - UNIVERSO ON LINE - e pelo jornal FOLHA/FALHA DE SÃO PAULO que mostra a existência de preconceito nas empresas em relação a consumidores das classes C, D e E.

Preconceito manifesto por executivos que muitas vezes integram essas classes. Absorvem o modo de pensar do dono, transformam-se em robô.

Entre as nações o modo é o mesmo.

Quando Madeleine Albright, secretária de Estado de Clinton respondeu que "esse é o preço a ser pago pela democracia", após ter sido perguntada sobre a morte de centenas de milhares de crianças iraquianas por conta de um bloqueio criminoso imposto pelos UEA, o raciocínio não é dela, reflete o modo de pensar do capitalismo.

A barbárie é a regra básica e fundamental do modelo político e econômico vigente na maior parte dos países do mundo. Os que ainda sobrevivem ao domínio dos EUA.

Aquele negócio de ônibus de dois andares na Grã Bretanha, ou o Big Ben, é só a referência de uma burguesia podre, encastelada nos negócios bancários, crimes bancários seria melhor dizer, que paga fortuna por um livro com a árvore genealógica para descobrir que há duzentos anos atrás o executivo da Johnson e Johnson teve um ancestral que foi duque, marquês, conde, visconde, barão, mas esconde que entre os ancestrais estavam piratas e canibais que junto a prostitutas saqueavam e saqueiam o mundo hoje em forma de banqueiros, grandes empresários, no maior conglomerado terrorista que se tem conhecimento.

EUA/ISRAEL TERRORISMO S/A.

O que vem aí sobre bancos recomenda que o dinheiro seja guardado sob colchões, até porque bancos assaltam milhões, bilhões de incautos para guardar o dinheirinho de cada um.

O tal Itaú e você é só uma baita trombada que você vai tomar mais cedo, ou mais tarde.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS