Por ser frente, em 1981 Tancredo Neves, senador e líder do partido no Senado fundou o PPP (Partido Popular Progressista) com a legislação livre das amarras do bi-partidarismo. A manobra da ditadura que percebeu o tamanho da derrota nas eleições de 1982 e instituiu o voto vinculado no todo levou Ulisses Guimarães do PMDB e Tancredo Neves do PPP decidir pela fusão dos dois partidos. Era a única forma de sobrevivência. Ganharam no stf, mesmo com o controle que a ditadura exercia sobre a corte suprema. Fácil de explicar. Os militares estavam divididos e isso facilitou a tarefa. Cada ministro votou de acordo com seu general. Ganharam os moderados.
Com a morte de Tancredo e depois de Ulisses o partido entrou em inventário e tantos são os herdeiros, como tantos são os desacordos. Tornou-se uma frente de interesses vários, alguns dos piores possíveis, agregou o espírito dos outros principais partidos brasileiros, vestiu-se de regionalismo e hoje sobram poucos com o espírito do antigo MDB.
É essa frente, a estrutura construída durante a ditadura militar – tem diretórios em todas as cidades do País – que permite que continue a ser o maior partido do Brasil. michel temer, eleito presidente da Câmara dos Deputados pela terceira vez, é um dos donatários das várias capitanias do partido. Divide São Paulo com quércia e agregou o espírito tucano. É a vertente tucana dentro do PMDB. Foi ministro de fhc.
As lideranças em Minas, outro estado onde o partido foi forte, estão à míngua. O cacique newton cardoso, pilantra de quatro costados, se vê às voltas com a Receita Federal para explicar um patrimônio fantástico amealhado em golpes e falcatruas diversas. O espólio deve ficar para o ministro das Comunicações hélio costa, senador e candidato ao governo do estado.
É assim no Sul, no Norte, no Nordeste e no Centro-Ooeste.
Deve marchar para as eleições presidenciais sem candidato e sem coligações efetivas. Com isso permite às bases o apoio em função de interesses regionais, ou de princípios (ainda existem em algumas figuras do partido) e mantém a perspectiva de eleger governadores, deputados e senadores numa ordem tal que permaneça com as maiores bancadas nas casas legislativas federais e estaduais.
Daí, na hora do agá, a união em torno do capo, o deputado michel temer, dublê de tucano, presidente do PMDB, base de Lula e agora presidente da Câmara dos Deputados.
sarney é outra história. É donatário do Maranhão, tem "negócios" e mandato no Amapá e uma longa história que inclui uma passagem desastrada pela presidência da República. Pior, continua tendo pretensões a escritor. Falo de qualidade.
Ao contrário de temer que tem assento à mesa de fhc, odeia o ex-presidente e todos os tucanos. Considera-os responsáveis pela abortada candidatura da filha e também senadora roseana sarney à presidência em 2002. A guisa de registro roseana já integrou os quadros do PC do B quando jovem.
sarney é aquele bocó que no fim do filme todo mundo percebe que é o verdadeiro esperto. Já foi do ex-PSD, migrou para a ex-UDN. Apoiou Jango em abril de 1964 quando do golpe e tirou o apoio quando viu que o ex-presidente estava deposto. Pretendeu ser de esquerda com um grupo chamado "bossa nova" dentro da antiga e conservadora UDN (Adauto Lúcio Cardoso que não era do grupo estava mais à esquerda que ele. Era um sujeito direito e competente).
As eleições de josé sarney e michel temer para as presidências do Senado e da Câmara apenas confirmam o caráter de clube de amigos e inimigos cordiais em que se transformou o mundo institucional brasileiro e do qual o Congresso é o expoente maior pelo número de representantes ali alojados, digamos assim.
Uma das múmias tem mais de cinco mil anos em sarcófago, sarney. E outra, Temer, é mais recente, algo em torno de dois mil anos, descoberta na pirâmide fiesp/daslu
O PMDB longe de ser o maior partido político do Brasil e o é, é também o mais forte, o que mais poder detém. Tem os ases necessários ao four nas eleições de 2010. E se bobear joga com baralho de cinco ases. Faz five. Inventa.
O que Lula vai fazer nessa estranha construção da candidatura de Dilma Roussef não sei. Tem que ter um baralho extra para negociar com essa gente. E muitas fichas, pois o cacife é alto, muito alto.
sarney nem tanto é o problema principal. Embora seja problema. Negociando o Maranhão, o Amapá e alguns cargos na esfera federal se aquieta e vai tranqüilo participar dos chás da Academia. temer não. Tem pretensões. E coração, mente e espírito tucanos. Assenta-se à mesa de fhc e serra com tranqüilidade. Se for o caso assenta-se à de aécio também.
No clube de amigos e inimigos cordiais é um dos presidentes de honra. Grande benemérito.
O roteiro seguiu-se nas assembléias legislativas, aí ao sabor dos governadores e suas preferências para 2010, alguns de olho na reeleição, outros mirando plagas diferentes. No extinto estado do Espírito Santo – hoje fazenda vale/aracruz/samarco/cst – o capataz paulo hartung elegeu élcio álvares presidente da assembléia legislativa por unanimidade dos votos dos deputados estaduais, inclui aí os do pt.
élcio foi ministro da Indústria e Comércio, ministro da Defesa no governo fhc, governador biônico – os que eram indicados pela ditadura e eleitos indiretamente –, senador, deputado federal e agora é deputado estadual. Entre seus feitos a estreita ligação com o narcotráfico. Faz parte do time do DEM. O DEM é como aquele peixe pequeno que cola nos peixes grandes e se alimenta dos restos de alimentos expelidos pelos grandes. Sua raiz é a ARENA, partido da ditadura militar.
Registre-se, aliás, que o nome ARENA, à época, foi bem apropriado. Onde os escravos eram torturados e assassinados em nome da "democracia".
Nisso tudo, nesse jogo de cartas marcadas, o PMDB parece ter o monopólio das principais cartas. E se alguma escapar dá um jeito de trocar o crupiê ou arranjar novos baralhos. Na maior parte das vezes prefere aquelas camisas da mangas muito compridas onde os ases podem ficar escondidos e aparecem na hora de mostrar o jogo. Vai sobrar ás, mas fazer o que?
Se tiver que chamar um juiz para arbitrar e esse juiz for gilmar mendes o jogo complica dum jeito tal que nem daniel dantas consegue pagar o cacife.
A bem da verdade, nas estranhas caminhadas do presidente Lula, a despeito das constantes altas em sua popularidade, o caminho para josé serra parece estar sendo aberto por máquinas de última geração. O do pt não. Ainda está naquele negócio de facão e acredita no lobo mau travestido de vovozinha. Se o caçador vai ter força para disparar a espingarda é outra história. Se for de cano curvo, por que não? Remember o casamento aécio/fernando pimentel.
Essas máquinas de serra têm alto custo e regam a mídia de "insumos" das mais variadas origens (o estômago dessa gente padrão miriam leitão/arnaldo jabor é de ferro, digere dólar, euro, libra e até real), o trem está complicado embora Lula pareça estar apostando que vai ajudar o escorpião temer atravessar o rio sem ser picado.
Não tem como, é parte do caráter do presidente da câmara. Vai picar no momento certo. Leva uma baita vantagem sobre o escorpião da história – sabe nadar e como, mesmo em mar revolto –.
É preciso avisar que já estamos cronologicamente no século XXI. Por essas e outras é que o estado de são paulo acredita que d. Pedro II ainda governa o Brasil e a princesa Isabel é uma perigosa subversiva, descabeçada com essa mania de querer assinar a lei áurea.
É só não invadir o Paraguai com dinheiro inglês...