Na última década, o Google foi tido como um exemplo de empresa inovadora, que trazia produtos surpreendentes e que tinha uma política interna de incentivo a seus colaboradores, oferecendo a eles também a oportunidade de se tornarem empreendedores. 19/03
Só que de alguns meses para cá, até fans assumidos da empresa, como eu, se vêem forçados a refletir que ela talvez já nao seja mais a mesma pela qual nos apaixonamos. Estamos cada vez mais com o pé atrás com as modificaçoes que o Google tem nos forçado a aceitar, uma a uma, empurrando-as goela abaixo. É o caso da drástica modificaçao do Google Reader no ano passado, que desativou o compartilhamento de itens entre amigos, a forçaçao de barra com as políticas de privacidade no estilo "ame-o ou deixe-o" ou a recente ameaça de modificaçao do modelo de avaliaçao de vídeos do YouTube, que trocaria o 'gostei' e 'nao gostei' pelo +1 do Google+.
Ou seja, essa era pós-Eric Schmidt, na qual Larry Page assumiu o cargo de CEO e parece determinado a fazer com que o Google+ emplaque, custe o que custar, tem deixado os usuários que sempre foram fans do serviço extremamente decepcionados. 19/03 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Agora, dou de cara com esse desabafo de James Whittaker, ex diretor de engenharia do Google, que diz ter deixado sua posiçao na empresa após perceber que o Google já nao é mais a empresa de tecnologia que empoderava seus colaboradores para inovar - o Google que deixou, acredita James, é "uma empresa de propaganda", comandada com o tradicional espírito empresarial. Ele chega a especular que a pressao que o Facebook tem exercido sobre o Google pode estar degringolando a empresa - enquanto eles se debatem tentando "modificar" o lado social da web, as pessoas continuam suas vidinhas, compartilhando suas histórias e imagens engraçadas e, veja só, nao estao usando o Google+. Como bem sintetizou a filha de James, "social nao é um produto", social sao as pessoas e, atualmente, elas estao no Facebook. 19/03 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
É uma pena realizar que uma empresa que me fez tantas vezes brilhar os olhos esteja cedendo ao lado negro da força, tentando dar murro em ponta de faca ao invés de sacudir os 'pixels' e seguir em frente, inovando em outras áreas e criando novos e brilhantes produtos.