30% da Líbia controlada por militares anti-Gaddafi que apoiam o Movimento da Juventude

Se se examinava a fronteira leste da Líbia, com o Egito, hoje cedo, andando em direção ao oeste, via-se que o país está dividido em dois, com o leste já praticamente controlado pelos dissidentes, e o oeste ainda controlado pelas forças de segurança de Gaddafi. A fronteira com o Egito está com o Movimento da Juventude e o governo egípcio, na vila beduína de Sallum (14 mil hab.) está mantendo aberta a fronteira, para que suprimentos e remédios entrem em direção às cidades do leste. A polícia egípcia apóia e dá suporte aos revoltosos.

Assim, Tobruk é controlada pelos dissidentes, e os militares ali uniram-se a eles e estão controlando o trânsito e mantendo a ordem na cidade, que está sendo governada por uma liderança cívica. Tobruk é cidade de 300 mil habitantes (5% da população da Líbia) e é o principal ponto de parada a leste, para quem viaja para a fronteira do Egito

.Libya Coast

A rede Al-Jazeera em árabe está mostrando cenas dos militares líbios no comando do distrito de al-Jabal al-Akhdar que declaram apoio ao movimento de protesto. Outras agências em árabe confirmam essas notícias e dão detalhes também em árabe.

Essas notícias significam que a capital do distrito, al-Bayda, também esteja já controlada pelo Movimento da Juventude? Na 3ª-feria, agências noticiavam que al-Bayda (200 mil habitantes) ainda estava sob controle de militares leais a Gaddafi, mas que havia combates entre os manifestantes e mercenários estrangeiros a serviço de Gaddafi. Testemunha ocular contou que os mercenários cometeram um massacre em al-Bayda, onde houve 26 mortos.

ATUALIZAÇÃO: Ao meio dia da 4ª-feira, a Aljazeera em árabe noticiou que al-Bayda e Dirna já estavam controladas por militares contra Gaddafi e que todo o leste do país está rebelado.

Benghazi, a oeste de al-Bayda tem população de cerca de 700 mil habitantes, e há dias está sendo controlada pelos manifestantes. Repórteres ocidentais começam a alcançar Benghazi, o primeiros dos quais foi Ben Wedeman da CNN em: Eastern Lybia appears to be under opposition control.

Richard Engel da NBC informa que, no caminho do Egito para Benghazi, não viu sinais de tropas leais a Gaddafi – e que os militares em Benghazi já se aliaram aos rebeldes. Informa que os rebeldes estimam que já controlem 30% do país. Engel falou ao vivo de Benghazi, na 3ª-feira à noite (em http://www.cnn.com/2011/WORLD/africa/02/21/libya.protest.east/index.html).

No governo central, o colapso continua no gabinete de Gaddafi: o ministro da Justiça já renunciara no primeiro dia. Agora, renunciou o ministro do Interior Abdul Fattah Younis al Abidi, que falou de Benghazi e lamentou informar que Gaddafi lhe dissera que tinha planos de usar os jatos da Força Aérea contra civis em Benghazi. Horas depois, surgiram boatos de que al Abidi teria sido seqüestrado por mercenários em Benghazi (...).

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS