'Minha solidariedade para heroico povo que defende último resquício do que foi sua pátria por milhares de anos', diz líder cubano a palestinos
O líder cubano Fidel Castro fez críticas ao suporte dos Estados Unidos à atual operação “Margem Protetora ou Penhasco Sólido” de Israel na Faixa de Gaza, em um curto artigo intitulado “Provocação insólita”, publicado nesta sexta-feira (18/07).
“O presidente dos Estados Unidos apoiou a ação, chamando o crime hediondo de um ato de autodefesa. Obama não apoiou David contra Golias, mas Golias contra Davi”, relaciona Castro, citando também o controverso acidente do Malaysia Airlines na fronteira entre Ucrânia e Rússia.
Castro ainda critica o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a quem caracteriza como “chefe de um Estado nuclear”.
Em clara defesa do povo palestino, o líder cubano também fez um paralelo entre a resistência em Gaza e a Batalha de Stalingrado, considerada uma das mais sangrentas da História.
“Eu não sei qual é a doutrina militar dos palestinos, mas sei que um combatente disposto a morrer pode defender até as ruínas de um edifício enquanto carrega seu fuzil, assim como demonstraram os defensores de Stalingrado”, compara. “Meu único desejo é expressar a minha solidariedade para o heroico povo que defende o último resquício do que foi a sua pátria por milhares de anos”, completa.
- Opera Mundi