Saiba como estão os preparativos para o Pan.

A imagem “http://www.jornalorebate.com/63/maracana.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
foto divulgacao

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Rio de Janeiro vai sediar de 13 a 29 de julho os Jogos Pan-Americanos, mas os preparativos para a competição têm sofrido com atrasos no cronograma das obras e até impasses judiciais.

Veja alguns fatos importantes da preparação para os Jogos, cuja cerimônia de abertura será daqui a 100 dias:

IMPASSES:

. Apenas um dos 27 locais de competição está pronto para o Pan-Americano, o Parque Aquático Julio De Lamare (pólo aquático). O estádio Olímpico João Havelange e a Cidade dos Esportes (Arena Multiuso, Parque Aquático Maria Lenk e Velódromo), principais marcos da candidatura do Rio, só ficarão prontos às vésperas do início da competição.

. A venda de ingressos pela internet começará em 27 de abril, dois meses após a data anunciada no início deste ano. Nas bilheterias, as vendas começam apenas em 1o de julho, dias antes da abertura em 13 de julho. Os ingressos serão vendidos sem numeração, o que infringe o Estatuto do Torcedor. O Ministério Público vai investigar o processo de venda.

. A construtora responsável pela Vila Pan-Americano alega ter concluído as obras dos 17 prédios, porém há uma briga com a prefeitura sobre de quem seria a responsabilidade de urbanizar o local, incluindo a construção de uma estação de tratamento de esgoto. Em recente visita ao Rio, o presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mário Vázquez Raña, lamentou que a Vila ainda não estivesse totalmente concluída.

. No campo esportivo, algumas modalidades enfrentam problemas para montar suas equipes, mais notadamente no hipismo, em que o campeão olímpico de saltos Rodrigo Pessoa anunciou que não vai disputar o Pan por discordar do critério de classificação com provas apenas no Brasil.

No tênis, o ranking mundial deixou de ser o critério de classificação para os Jogos, o que aumenta as chances de Gustavo Kuerten atuar nas quadras cariocas. Guga é o 22o brasileiro na lista, após a ausência no circuito mundial em 2006 para realizar tratamento.

. O orçamento saltou de 830 milhões de reais em fevereiro para 3,2 bilhões, segundo números oficiais dos financiadores -- prefeitura, governo do Estado e governo federal. Uma campanha publicitária do município, entretanto, informa gastos de 2 bilhões de reais da cidade, o que leva o total do Pan para 4 bilhões de reais.

LEGADO:

. O Rio de Janeiro ganhará pelo menos quatro novas instalações de nível olímpico (estádio João Havelange, Parque Aquático, Arena Multiuso, Velódromo), além da reforma do Maracanã e do Maracanãzinho. Todos esses locais farão parte da proposta da cidade para sediar a Olimpíada de 2016.

. Treze modalidades serão classificatórias para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, incluindo atletismo, natação, triatlo e pólo aquático. Os atletas brasileiros apostam no apoio da torcida para conseguirem as vagas.

. São esperados 700.000 turistas na cidade, número igualado somente durante o Carnaval. A cidade aposta no sucesso da realização do Pan para amenizar a imagem de violenta no exterior.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS