segue foto divulgacao
Rio de Janeiro, 5 abr (EFE).- O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou hoje que iniciará na segunda quinzena de abril exames preventivos de controle de doping para os atletas que participarão dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
"Os exames serão feitos em todos os atletas com possibilidades de classificação para a competição", disse o COB.
Os testes serão coordenados pelo médico Eduardo de Rose, membro fundador da Agência Mundial Antidoping (Wada) e presidente da Comissão Médica da Organização Esportiva Pan-americana (Odepa).
"Graças às medidas preventivas, o Brasil nunca teve um atleta de sua delegação surpreendido por doping durante as principais competições internacionais, como Jogos Olímpicos e Pan-americanos", declarou o Comitê.
"O objetivo do COB é manter esse quadro no Rio 2007, a partir de um contínuo processo de educação dos principais atletas brasileiros, desde as categorias de base", acrescentou em comunicado após o anúncio.
"Os atletas já estão habituados e demonstram compromisso.
Precisamos nos prevenir o máximo possível", disse José Roberto Perillier, gerente geral do departamento técnico do COB.
Os exames serão feitos durante os treinos e os últimos testes serão realizados no final de junho, próximo à data de definição da delegação brasileira.
O laboratório LAB DOP, vinculado ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será o encarregado dos exames. EFE