Jornal O Rebate: sua história e a importância na vida de uma cidade

Macaé ainda engatinhava nos anos 30. Sua vida tinha o sabor maravilhosamente suave que toda cidadezinha de interior tem em sua essência. Sol, pesca, gente se cumprimentando nas ruas empoeiradas, crianças soltando suas pipas e jogando boléias pelas esquinas, troca de olhares furtivos entre adolescentes, praias com águas cristalinas, boiadas indo e vindo em suas ruas, um ou outro carro que é olhando com curiosidade por preguiçosos moradores e, numa pequena oficina na rua direita, é fundado O REBATE. Homens corajosos para uma época de chumbo.

Haviam expulsados do poder o nosso macaense Washisgton Luiz Pereira de Souza. Macaé estava sendo uma cidade vigiada pelos que assumiram a República. O ex-presidente W.Luiz ousou dizer que: GOVERNAR E ABRIR ESTRADAS. Isto incomodava e, ainda mais sendo considerado o PAULISTA DE MACAÉ. Mineiros e gaúchos não tinham engolido a presença deste menino, nascido nas poeiras das fazendas de Macaé e ido para SP para ser presidente.

Foi mais ou menos assim que um grupo de macaense fundou, em 16 de abril de 1932 o jornal O REBATE. Todos ainda sentiam a ausência do O SECULO do velho Cezar Mello.

Composto a mão este jornal não se dobrava ao poder econômico da elite dos anos 30 e sofreu atentado. Jagunços pagos, como sempre na calada da noite, invadiram com paus, pedras, espingardas e bornais cheios de reais, quebrando tudo. Durante alguns anos o jornal teve que ser impresso em outros lugares. Veio à ditadura Vargas, vieram outros governos e com eles outros dirigiram o jornal.

Nos anos 60, precisamente em 1967, assume o jornal um grupo jovem que leva ao jornal uma linguagem moderna, progressista de vanguarda e revolucionária. Assumi esta função. Com alguns destes jovens da época, fiz com que o jornal assumisse uma postura cultural e de informação séria. Estávamos sob a tutela do regime militar e sabíamos que nossa missão era extramente perigosa. Todos nós tínhamos um objetivo comum. Fazer o contraponto e ir fundo na busca de uma imprensa livre.

Os articulistas Padre Nabais, Cláudio Upiano, Euzébio Mello, escolhidos a dedo por mim, traziam noticias e fatos provocativos. Sofremos forte censura. Detenção, ameaça de paramilitares, olhares brutos. Nabais é transferido de Macaé. Debalde o procuramos. Jamais soubemos deste bravo padre. Cláudio resolve ir fazer filosofia na UERJ. Eu e Euzébio somos enquadrados no AI-5 e respondemos IPM no Exército e na Marinha. Ele deixa a faculdade que cursava no Rio e eu, veladamente sou convidado a não renovar matricula no meu curso de Direito.

No Rio de Janeiro o Jornal "Tribuna da Imprensa" sofre a mesma censura que "O Rebate". Helio é obrigado ao confinamento em alguma guarnição militar. Pirassununga ou Macaé eram as cidades. Imediatamente O REBATE oferece emprego ao Hélio. A nossa coragem e alvo de grande comentário nas páginas da Tribuna.

Os anos 70 começam e novos rumos são dados à imprensa nacional. Um sensor militar assume a vigília de nossas oficinas da Rua Marechal Deodoro, 150. Armando Barreto, Lecino Mello, Luiz Ernesto, Luiz Pinheiro, Osmar Sardemberg, Sergio Quinteiro, Tarcisio Figueiredo, e outros articulistas são obrigados s ter suas matérias lidas e censurados letra por letra.

Em 1976, somos forçados a paralisar, sem capitular, nossas edições. Antes porém, orientados pelo bravo advogado Álvaro Paixão Jr. e pelo Desembargador Ronald de Souza, registramos nos livros competentes o titulo do jornal para evitar a pirataria que sempre ronda a vida social de Macaé.

Hoje o REBATE volta on-line. Esperamos a mesma coragem. Embora velinho, aos 74 anos não aprendeu a acocorar-se ao poder nem ser objeto de compra por políticos. Se as costas estão curvadas pelo tempo esta não esta em subserviência nem medo. Estamos ai, agora mundialmente.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS