Uma boa educação na primeira infância traz benefícios na idade adulta

menina estudando 300x225 Uma boa educação na primeira infância traz benefícios na idade adultaAdultos que tiveram uma educação de qualidade na primeira infância continuaram a colher os benefícios durante toda a vida acadêmica, explica pesquisa norte-americana.
O estudo acompanhou indivíduos que, nos anos 1970, haviam participado de um programa específico de educação que foi desenvolvido para comunidades carentes e que focava em atividades, brincadeiras e exercícios visando à melhoria da aquisição de linguagem, desenvolvimento cognitivo e emocional.
A pesquisa atual, chefiada por Elizabeth Pungello, da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, é resultado do acompanhamento desses participantes desde a infância, passando pela adolescência, juventude e finalmente idade adulta e revelaram dados bastante interessantes.
Os participantes desse primeiro projeto educacional – chamado Abecedarian Project, ou AP – ao chegarem aos 30 anos se mostraram, quando comparados a um grupo de controle, que uma boa educação na primeira infância levava a maiores índices acadêmicos durante toda a vida. Esses indivíduos tinham quatro vezes mais chances de se formarem em um curso universitário, por exemplo.
“Quando visitamos essas pessoas, quando elas tinham em média 21 anos, observamos que boa parte dessas crianças, com melhor base educacional, tinha maior chance de estar na universidade. Agora sabemos que elas não tiveram grandes problemas para se formar e isso independeu do gênero também, algo que nas comunidades carentes é raro, já que os homens são os que menos seguem esse tipo de caminho”, diz Pungello, cuja pesquisa foi publicada no Developmental Psychology.
Outro benefício observado pelo time de pesquisadores foi que o nível de empregabilidade desses participantes do AP também era maior e com menores taxas de necessidade de pedir o equivalente norte-americano ao salário-desemprego. Esses indivíduos também tinham filhos com idade mais avançada (dois anos acima da média nacional naquele país) e tinham indicadores socioeconômicos maiores (maiores salários, por exemplo).
“Nós acreditamos que essa pesquisa longitudinal nos dá uma imagem clara e um entendimento científico de que a educação na primeira infância pode ser um fator impactante no desenvolvimento acadêmico e intelectual e na competência social na idade adulta”, completa Craig Raimey, coautor da pesquisa.

* Publicado originalmente no site O que eu tenho.

 

(O que eu tenho)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS