O plebiscito
O plebiscito, uma conquista do movimento unificado (estudantes, técnicos e docentes), estava emperrado pela burocracia universitária desde meados da década de 90 quando se iniciou a discussão pela reformulação do estatuto da universidade. Se beneficiando de brechas no estatuto, elaborado pela ditadura militar, setores oportunistas aproveitavam para instituir na universidade uma verdadeira farra dos cursos pagos, administrados pela obscura Fundação (privada) Euclides da Cunha. Mesmo com toda tentativa de manobra por parte da REItoria, a vitória foi esmagadora: 49 votos contra 4 (localizados entre professores da Escola de Engenharia, o setor mais conservador da universidade).
Este ato foi mais um reflexo da "CAMPANHA NACIONAL PELA QUALIDADE DO ENSINO", da ANEL. Agora, os estudantes vão se reunir e continuar a mobilização para garantir a implementação da gratuidade plena em todos os cursos da universidade (seja na graduação, na pós...) e para pôr um fim a Fundação Euclides da Cunha e acabar com processo de privatização da educação que teve um novo impulso com os pacotes da autonomia do governo Lula.
"NÃO PAGO, NÃO PAGARIA! EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!!!"
"AH! EU JÁ SABIA! GRATUIDADE VAI VALER NA ENGENHARIA!!!"
Vinicius Lima,
Estudante de Serviço Social
Coordenador do DAMK
Executiva Estadual da ANEL-RJ
Coletivo Não Vou Me Adaptar - UFF (Construindo a ANEL!)
Assessoria de Comunicação da ANEL-RJ
Rafael Miranda 84387607 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Clara Saraiva 94433692 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.