Estudantes mobilizados por uma nova FEC

http://www.jornalorebate.com.br/180/DSC00951.JPG http://www.jornalorebate.com.br/180/DSC00993.JPG

FEC para os estudantes. Com esse objetivo, lideranças estudantis de todas as escolas se encontraram na tarde de hoje (28) no Auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) para discutir a reconstrução da Federação dos Estudantes de Campos (FEC). O Conselho Municipal de Entidades de Base (COMEB) foi convocado pelos grêmios estudantis e aprovou a convocação do Congresso, que irá eleger a nova diretoria da FEC.


O encontro contou com a participação de várias autoridades e ex-dirigentes da FEC, que manifestaram seu apoio à reconstrução da entidade. Pessoas como Romualdo Braga, ex-presidente da FEC em 1995, Paulo Albernaz, ex-presidente da entidade em 1963 e Ailton Alves da Silva, ex-presidente em 1961, contaram um pouco da história da entidade e se emocianaram ao relembrar o passado. Também marcaram presença, o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e ex-presidente do Grêmio do IFF, Mário Lopes, além de Guiomar Valdez, coordenadora-geral do SINASEFE.

"A minha geração teve como arma a luta pela democracia. Hoje, em outra conjuntura, minha esperança se renova, porque vejo estudantes com garra e sangue querendo construir outras lutas", afirmou Romualdo Braga, que participou da reconstrução da FEC em 1993, quando o movimento cara-pintada estava no auge.

De acordo com Saulo Maciel, presidente do grêmio do ISEPAM, o COMEB teve a participação de cerca de 70 estudantes de 14 escolas diferentes. Uma das preocupações dos estudantes foi com a lisura e a democracia do encontro. Segundo ele, toda a documentação será entregue ao Ministério Público afim de dar trasparência ao processo eleitoral.

"Os grêmios estudantis estão mobilizados para reconstruir a FEC e fazer os estudantes voltarem a ter voz ativa. Nossa intenção é acabar com a imagem ruim que a entidade deixou nos últimos anos", disse ele, ressaltando que é fundamental a participação de todos os estudantes.

A diretora de escolas técnicas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Gabrielle D'Almeida, participou do COMEB e disse que esse é um momento histórico para o movimento estudantil nacional.

"A FEC é a entidade secundarista mais antiga do Brasil. Reerguer a entidade será resgatar a memória das lideranças que lutaram pelos direitos dos estudantes em Campos. A entidade precisa pautar os interesses dos estudantes, como o passe-livre e a meia-entrada", disse Gabrielle, lamentando que as últimas gestões tenham usado a entidade como fábrica de carteirinhas.

Os delegados do COMEB aprovaram uma Comissão de Organização, composta por dez estudantes, que será a responsável pela condução do processo eleitoral. O regimento aprovado estabelece o período de 03 à 21 de agosto para a eleição dos estudantes delegados nas escolas e definiu o dia 25 para a realização do Congresso da FEC. Todo processo eleitoral poderá ser acompanhado pelos estudantes em um blog que será criado.

FEC - A Federação dos Estudantes de Campos foi inicialmente criada em 1904, sendo então reestruturada em 1933, com o objetivo de lutar pelas causas dos estudantes campistas. O primeiro Congresso dos Estudantes Campistas aconteceu em 1945, já a primeira carteirinha da FEC foi emitida um ano depois e tinha como objetivo possibilitar o direito da meia-entrada no cinema. Fechada no período da ditadura militar, estudantes refundaram a entidade em 1993, ocupando às ruas e conquistando o passe-livre.


Fotos do COMEB:Eric Carvalho (Sagaz)
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS