FEC para os estudantes. Com esse objetivo, lideranças estudantis de todas as escolas se encontraram na tarde de hoje (28) no Auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) para discutir a reconstrução da Federação dos Estudantes de Campos (FEC). O Conselho Municipal de Entidades de Base (COMEB) foi convocado pelos grêmios estudantis e aprovou a convocação do Congresso, que irá eleger a nova diretoria da FEC.
O encontro contou com a participação de várias autoridades e ex-dirigentes da FEC, que manifestaram seu apoio à reconstrução da entidade. Pessoas como Romualdo Braga, ex-presidente da FEC em 1995, Paulo Albernaz, ex-presidente da entidade em 1963 e Ailton Alves da Silva, ex-presidente em 1961, contaram um pouco da história da entidade e se emocianaram ao relembrar o passado. Também marcaram presença, o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e ex-presidente do Grêmio do IFF, Mário Lopes, além de Guiomar Valdez, coordenadora-geral do SINASEFE.
"A minha geração teve como arma a luta pela democracia. Hoje, em outra conjuntura, minha esperança se renova, porque vejo estudantes com garra e sangue querendo construir outras lutas", afirmou Romualdo Braga, que participou da reconstrução da FEC em 1993, quando o movimento cara-pintada estava no auge.
De acordo com Saulo Maciel, presidente do grêmio do ISEPAM, o COMEB teve a participação de cerca de 70 estudantes de 14 escolas diferentes. Uma das preocupações dos estudantes foi com a lisura e a democracia do encontro. Segundo ele, toda a documentação será entregue ao Ministério Público afim de dar trasparência ao processo eleitoral.
"Os grêmios estudantis estão mobilizados para reconstruir a FEC e fazer os estudantes voltarem a ter voz ativa. Nossa intenção é acabar com a imagem ruim que a entidade deixou nos últimos anos", disse ele, ressaltando que é fundamental a participação de todos os estudantes.
A diretora de escolas técnicas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Gabrielle D'Almeida, participou do COMEB e disse que esse é um momento histórico para o movimento estudantil nacional.
"A FEC é a entidade secundarista mais antiga do Brasil. Reerguer a entidade será resgatar a memória das lideranças que lutaram pelos direitos dos estudantes em Campos. A entidade precisa pautar os interesses dos estudantes, como o passe-livre e a meia-entrada", disse Gabrielle, lamentando que as últimas gestões tenham usado a entidade como fábrica de carteirinhas.
Os delegados do COMEB aprovaram uma Comissão de Organização, composta por dez estudantes, que será a responsável pela condução do processo eleitoral. O regimento aprovado estabelece o período de 03 à 21 de agosto para a eleição dos estudantes delegados nas escolas e definiu o dia 25 para a realização do Congresso da FEC. Todo processo eleitoral poderá ser acompanhado pelos estudantes em um blog que será criado.
FEC - A Federação dos Estudantes de Campos foi inicialmente criada em 1904, sendo então reestruturada em 1933, com o objetivo de lutar pelas causas dos estudantes campistas. O primeiro Congresso dos Estudantes Campistas aconteceu em 1945, já a primeira carteirinha da FEC foi emitida um ano depois e tinha como objetivo possibilitar o direito da meia-entrada no cinema. Fechada no período da ditadura militar, estudantes refundaram a entidade em 1993, ocupando às ruas e conquistando o passe-livre.
Fotos do COMEB:Eric Carvalho (Sagaz)