Com a temática “Aprendizagem baseada em problemas” o curso é desenvolvido com aulas presenciais e via internet no laboratório do Núcleo de Tecnologia para Educação. Coordenado pela professora Vitória Brante, o curso é ministrado por quatro pedagogos e profissionais ligados às áreas como Medicina e Psicologia.
De acordo com a professora e coordenadora do curso de Medicina, ministrado na UFRJ em Macaé, Marly Servedello, esta é mais uma ação voltada para integração dos professores à metodologia da universidade.“Temos que estar centralizados em uma só proposta”, disse. Satisfeita,a professora destacou que todos os professores que vão atuar nos cursos da área de saúde da UFRJ estão entusiasmados com o próximo semestre e com os cursos da UFRJ.
“O curso de Medicina, por exemplo, é uma conquista para os professores e alunos da região”, ressaltou. Para o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, o curso dedicado aos professores é fundamental para que eles sigam uma só metodologia. “Os novos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição, que serão ministrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro não serão meras transposições dos cursos no Rio de Janeiro. A parceria entre a UFRJ e a Funemac é voltada para inovação”,disse.
A secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, disse que com o funcionamento dos laboratórios dos cursos da UFRJ, a expectativa é que o município se transforme em um pólo de pesquisa da área biomédica. “Os cursos ministrados pela UFRJ estão sendo destaques, e têm tudo para marcar a história da Cidade Universitária e do ensino público de Macaé. Estamos ajudando no crescimento de todo município e região”, ressaltou.