Foto: Robson Maia
As estratégias e ações que foram debatidas na I Conferência Municipal de Educação de Macaé resultaram na criação do Fórum Permanente de Educação Municipal. O anúncio foi feito pela vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia neste sábado (19) durante o fim da programação do evento na Cidade Universitária.
Satisfeita com o resultado do evento, a secretária pontuou que o objetivo maior do Fórum Permanente é possibilitar com que as deliberações e sugestões executadas durante a Conferência se transformem em políticas e ações voltadas para o desenvolvimento. Diante dos participantes, Marilena Garcia, agradeceu o empenho de todos que atuaram para a realização da I Conferência.
- A criação do Fórum Permanente de Educação Municipal é uma decisão marcante que foi criada na Conferência. Este fórum deve funcionar a cada quatro meses. Temos que trabalhar para que este direcionamento, ou seja, a realização do Fórum Permanente se transforme em uma prática, disse, diante dos aplausos que comprovaram a aprovação dos participantes.
Durante os dois dias da Conferência, os cerca de mil participantes, a maioria profissionais da Educação, tiveram oportunidade de fazer parte de seis eixos temáticos. Com o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, a I Conferência Municipal de Educação foi elogiada pelos integrantes do evento.
A pedagoga Geise Alves foi uma delas. “Considerei bastante proveitosa a conferência. Participei do eixo Gestão Democrática e Avaliação. Tudo o que foi discutido foi de grande valia para nosso desempenho profissional. E com a criação do Fórum Permanente de Educação tudo deve melhorar”, ressaltou, entusiasmada.
Para o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé, Joelson Tavares, a realização da I Conferência Municipal na Cidade Universitária e a adesão expressiva dos profissionais e comunidade foi um marco. “Isso mostra que o município e a educação estão no caminho certo”, disse.
Conferência Municipal - Com o objetivo de debater e apresentar propostas para a melhoria da educação básica no âmbito municipal a programação envolveu professores, gestores, pais, estudantes, movimentos sociais, entre outros segmentos. Durante o evento foi destacada a realidade educacional do município, com as necessidades e prioridades, para aumentar e fortalecer a rede municipal de ensino.
Todas as propostas foram formalizadas em um documento oficial que vai ser debatido na Conferência Intermunicipal de Educação. Da Conferência Municipal foram eleitos 70 delegados que irão representar o município na etapa Intermunicipal que será realizada em Macaé no mês de agosto com a participação dos municípios de Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu.