Conexão Prominp gera oportunidades em Macaé

Projeto começou a entrevistar ex-alunos

http://www.jornalorebate.com.br/375/02.jpg

A oportunidade de conseguir um emprego na área de petróleo e gás está mais perto para os ex-alunos do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) que começaram a participar nesta quarta-feira (22) na sede do Senai, em Macaé, do projeto Conexão Prominp. No primeiro dia do evento, três empresas parceiras começaram a realizar entrevistas com os alunos qualificados, que estão sendo selecionados para cerca de 1 mil vagas de emprego. O projeto continua nesta quinta-feira, e só pode participar quem fez a inscrição anteriormente.

Na abertura do evento, representando o gerente geral da Unidade de Operações da Petrobras na Bacia de Campos (UO-BC), Joelson Falcão Mendes, o gerente de Operações e Manutenção da unidade, Roberto Campello, ressaltou a importância da parceria das empresas, que estão dando aos ex-alunos do Prominp a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

- O Prominp, hoje, é considerado o único caminho para resolvermos os problemas de falta de obra qualificada a curto e médio prazo. A demanda é grande, pois teremos até 2017 muitos desafios nas áreas de poços, manutenção e montagem. Em pouco tempo, teremos aqui na Bacia mais quatro unidades de manutenção. E cada uma vai gerar a necessidade de, pelo menos, mais 300 profissionais, destacou.

O gerente regional do Senai, Luiz Eduardo Campino, lembrou que a qualificação profissional é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho, principalmente no setor de petróleo e gás.

- Hoje, vivemos uma nova era: o emprego bate na nossa porta. Mas sem qualificação, não existe chance. Os ex-alunos do Prominp já começam com um diferencial, assim como os ex-alunos do Senai. O projeto Conexão Prominp oferece aos seus ex-alunos a chance de estar no lugar certo e na hora certa, comentou.

http://www.jornalorebate.com.br/375/01.jpg

Neste primeiro dia de evento, participaram da seleção as empresas Odebrecht, Escon e Noble, que entrevistaram os candidatos na sede do Senai. De acordo com a coordenadora regional do Prominp, Eliete Rosado, esta é a oportunidade para um primeiro contato com as empresas.

- Cada aluno é entrevistado por apenas uma empresa, oferecendo assim mais chances para todos. O Conexão Prominp foi considerado a melhor prática de aproximação entre alunos formados pelo programa e empresas que demandam mão de obra qualificada. Tanto que esta é a segunda vez que realizamos o projeto, que já foi levado a dois outros estados, explicou.

A analista de Recursos Humanos da Noble, Priscila Esteves, lembrou que os alunos Prominp sempre apresentam um diferencial em relação a outros candidatos. “São pessoas que estão bem qualificadas e que realmente estão interessadas em conseguir uma oportunidade”, disse. A analista de Recrutamento da Escon, Rita de Assis Ribeiro, concorda e lembra que a empresa já contratou cerca de 80 alunos formados pelo Prominp.

E o processo para a contratação é rápido. De acordo com o analista de Recursos Humanos da Odebrecht, Luiz Felipe Miranda, depois da primeira conversa no Conexão Prominp, o candidato que for selecionado passa por provas práticas, teóricas e exames médicos. “Dando tudo certo, em no máximo 20 dias a pessoa assina o contrato e começa os treinamentos para o trabalho”, explicou.

Foi à procura de uma chance que a diarista Nedina Marques, 33 anos, participou da entrevista. Ex-aluna de caldeiraria, ela sonha em mudar de profissão e viu no Conexão Prominp a chance de ficar frente a frente com as empresas. “Se tudo der certo, vou começar vida nova, em uma carreira na qual terei chances de crescimento. Sem contar que terei um emprego fixo, com benefícios que não tenho hoje”, comentou, animada.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: (22) 9902-5940
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fotos: divulgação Petrobras

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS