"Ouro de Minas"

O projeto “Ouro de Minas” foi uma iniciativa do músico Gito Sales. Notando que só as toadas clássicas estavam sendo executadas, ele veio com a proposta de resgatar o “lado B” do histórico e sempre presente em nossas “trilhas da vida”, pois quem não tem uma linda lembrança quando ouve “Noites com Sol”? Bom, e onde foi parar “Cravo e Canela”, “Chuva ma Montanha” entre outras maravilhas do bom “Clube”? Agora já temos onde buscar isso é o “Ouro de Minas”. “Sendo assim, Gito Sales (violão e voz) encontra Edinho (percução e voz) e Bixpo (violão, baixolão e voz)  para que juntos viessem a desenvolver este projeto, feito de releituras (A releitura, coitada, é sempre confundida com a versão e com o cover. Como se procede na realização de uma releitura? O que deve ser mantido é, ao menos, a melodia vocal e a letra. O arranjo é modificado (muitas vezes indo de um estilo extremo ao outro), as progressões de acordes podem sofrer alterações (simplificar um acorde com nona por um power chord ou ainda converter um power chord em acorde com sétima e nona vale se o estilo adotado para a releitura pede isso), assim como o andamento e a sonoridade em geral. Podemos fazer releituras de outros artistas e até de nós mesmos (aqui sim entra o caso dos acústicos, quando o artista não toca seus grandes sucessos em versão acústica, mas sim promove uma releitura acústica de seu material). Os frequentes álbuns tributo são um excelente exemplo (já que trocar de estilo vale): é como se você interpretasse determinada canção com a sua visão sobre aquela canção. Já pensou que interessante seria um álbum tributo ao rei Roberto Carlos tocado por bandas de punk rock? Os remixes, que veremos a seguir, também podem ser encarados como releituras (desde que respeitem as normas de execução que o caracterizem como tal) ),Gito, Edinho e Bixpo, hoje além de músicos que se encontraram, são irmãos de alma e parceiros, e viajam o Brasil e o mundo mostrando que é só uma pequena introdução das “esquecidas” que na hora são ovacionadas!!!
Isso é “Ouro de Minas” um show que vem relembrar com algumas releituras as até então “esquecidas” no coração do público.

GITO SALES
OMB: 51464

Instrumentista. Guitarrista, Violonista, Cantor. Arranjador, Compositor, Professor, Produtor e Diretor musical.

Influências musicais: Rosinha de Valença, Manuel da Conceição e Toninho Horta.

Autodidata, foi estudar hamônia Funcional em Paris (le music chatô), tocou no metro de Paris e mais cidades da Europa, fez alguns projetos para o Adido Cultural do Brasil em França ( Imortal Herberto Sales ocupando a cadeira n° 3) do qual ele era neto e Consultor. Trabalhou como conselheiro para o Diretor musical da TV Bandeirantes - Rio.

Em 1981 gravou pela 1ª vez no LP de Herberto Filho como guitarrista e fazendo backing vocal LP “Paladar”

Em 1983 gravou seu 1° compacto independente com 2 faixas “Eu sou mais eu” (Arnaldo Brandão) e “Acredite se quiser” (Prentece). Independente

De 1985 a 1990 integrou como guitarrista e backing vocal a banda chamada Fibra de Vida juntamente com Davi Morais (guitarras) Zé Ricardo (vocal) Modesto (baixo) e Linhos (bateria), que gravou LP pela Warner. Nesta mesma época tocou com Morais Moreira e Pepeu Gomes.
De 1990 a 1992 integrou como guitarrista e vocalista a banda Fantasmas, juntamente com André Gatti (guitarra e backing vocal), Gito Sales (guitarra, violão e backing vocal), Karina Hoffter (voz e backing vocal), Marcus Rey (bateria e backing vocal) e Emerson Mardhine(baixo e backing vocal) participação especial de Milton Guedes. Com o conjunto, gravou o CD "Fantasmas", lançado pela BMG/Ariola em 1990. Também com o grupo, participou da trilha sonora da novela "Mulheres de areia" (TV Globo), interpretando "Ovelha negra" (Rita Lee), além de ter sido contemplado com o "6° Prêmio Sharp" na categoria "Melhor grupo de música popular".

Em 1992 assinou contrato com a Polygram, para fazer seu trabalho solo, mas por contenção da gravadora teve de segurar, mas foi considerado pelo Dir. Artístico (Max Pierre), Uma das melhores aquisições da época.

Gravou e tocou com artistas e amigos:

  • Ed Motta
  • Marisa Montes
  • Fernanda Abreu
  • Banda Vitória Régia
  • Raphael Rabello
  • Milton Guedes
  • Marina Lima
  • Moraes Moreira
  • Pepeu Gomes
  • Nana Caymmi entre outros.

Internacionais:

  • Carlos Santana
  • Stanley Jordan
  • Pat Metheny
  • George Benson entre outros.

Em 1998 participou de um projeto encomendado pela Warner chamado VêenniX  como guitarrista, violonista, vocalista, produtor e diretor musical juntamente com Vinícius Ottoni (voz e teclados), uma dupla pop.

No ano de 2007/08 volta a cena musical independente do Rio de Janeiro, para fazer o seu mais novo trabalho chamado Gito Sales “Independência Já” com co-produção do Vinny, Roberto Lly, que lançado pelo selo T-Rec.

No ano de 2009 foi convidado para participar do DVD SOMA de Tuka Villa-Lobos, além da direção musical de Jordan Tropa de Choque e Zizi Villa-Lobos, ambos de Brasília, além do seu primeiro álbum autoral, ainda sem título, em sua maioria instrumental, onde flerta com o Jazz, viajando por diversos estilos musicais como a Bossa, o Samba, o Rock e o Pop.

No ano de 2010 foi para Barcelona e Menorca fazer a produção de 2 bandas espanholas, “Lagarto Amarilo” e “Maldita Enera” e com a 1ª foi indicado ao Grammy Latino.  

EDINHO PERCUSSA
OMB: 7.513

Edinho percussão, nascido e criado no Rio de Janeiro.
Estudou na Escola de Música Vila Lobos, e dando continuidade no Conservatório Brasileiro de Música, Estudando Ritmos latinos, com o professor de bateria Damaso
Cerrute, desde  1969.
Começou á tocar percussão, com influencias dos centros de umbanda ,candomblé, samba e capoeira; Como percussionista, trabalhou com vários artistas...

  • Pepeu Gomes
  • João Nogueira
  • Tunai
  • Elza Soares
  • Cid Guerreiro
  • Luiz Melodia
  • André Derizans ( Zion Band )
  • Pato Banton
  • Paulinho Trompete
  • Arnaldo Brandão (HANNOI) entre outros

No Projeto África Bar e Mama África com o Produtor Nelson Motta e a Promoter  Liege Monteiro.
Participou de turnê internacional, Festival de Montreux, Festival Latino Americano, Rock in Rio entre outros...
Recém chegado de uma temporada na China atualmente trabalhando com o cantor

  • Macau
  • Sandra de Sá   

Eduardo Bixpo
OMB : 10.896

Contrabaixista e violonista
Influencias : Chico Buarque , Djavan , Tom Jobim e Gonzaguinha.

Em 1999 Ainda na adolescência da inicio a sua carreira como autodidata aos 15 anos de idade , atuando em shows de médio porte , em bailes e nas casas noturnas de toda região sul do Brasil.

Em 2000 formou a bixpo mania no estilo samba/pop ao lado de seus primos que se apresentou diversas vezes nos saraus organizados pelas escolas de arte do sul.

No ano de 2002 , Iniciou seus estudos de teoria e harmonia com o maestro Cristiano Prestes e também conheceu o cantor e compositor Thirone com quem até o anos de 2006 excurssionou pelo Brasil inteiro tendo participado de mais de 150 festivais atingindo boas colocação na maioria deles.

em 2007  no Rio de Janeiro conheceu os baixistas Arthur Maia , André Neiva e Ney Conceição com quem teve aulas principalmente de improvisação.
Neste mesmo ano  lhe foi dada a oportunidade de frequentar alguns estúdios de gravação , onde pode conhecer músicos como Jota Moraes, Claudio Infante e Glauton Campelo

No ano de 2008 estudou no CIGAM  com os professores Iam Guest e Claudio Bergamini onde foi se aprimorando nos estudos de harmonia , na escola Rio Musica foi aluno de violão da professora Vera Andrade e também estudou o instrumento com o professor Bilinho Teixeira

no mesmo ano foi convidado pelo cantor Aleh Ferreira para participar como baixista e violonista do show da cantora Elaine Guedes no teatro da UFF em Niterói  com participação especial do cantor Macau , dividindo palco com o percussionista Edinho Souza e o Guitarrista Pedro Braga.

Em 2009 Eduardo Bixpo foi convidado pra participar da banda “audionova“ , com quem gravou o album “ audionova “  produzido pelo produtor Rodrigo Gavião.

Eduardo Bixpo  tem participação freqüente na noite carioca em casas como bom sujeito na Barra da Tijuca e no segunda sem lei em Itaipuaçu.na lapa já participou de alguns projetos de samba como o dos novos compositores “ samba da fonte” e atuou em grande parte das casas noturnas do circuito “lapa”como carioca da gema , estrela da lapa e rio scenarium  .atualmente Bixpo vem lecionando materiais e pesquisas em busca de novas sonoridades e também vem trabalhando com cantores da nova geração como Chris Carvalho , Maracuta e Carlos Bebiano.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS