Lançamento do Livro: Maria Klonowska arte e vida, foi no Ipiranga F.C, no dia 28 de Abril, com a presença de amigos e admiradores desta querida Professora de Artes Dona Maria veio para Macaé nos anos 50. Seu companheiro Tadeu Klonowska foi um exemplo de simplicidade e carinho. Sempre junto de seus filhos Vicente e Casimiro ele freguentava a Redação de " O REBATE" na Rua Marechal Deodoro, 150 e nos presenteou com uma encaderanção do jornal que deppois foi doado a PMM. Tadeu gostava de longas conversas com nosso redatores Euzebio Luiz da Costa Mello, Armando Barbosa Barreto, Lecino Mello, Claudio Ulpiano Nogueira Itagiba, Luiz Pinheiro, Padre Nabais e Izaac de Souza onde contava as histórias de sua querida Polônia.
De outra parte deste tempo de lindas recordações, Dona Maria era sempre a alegre presença nas aulas do Colégio Luiz Reid onde doou várias de suas obras. Durante a luta esatudantil a juventude dos anos 60, tinha sempre em Dona Maria uma palavra de incedntivo e de apoio, a batalha da Federação dos Estudantes de Macaé e sua vitoriosa campamha pela construção da CASA DO ESTUDANTE DE MACAÉ...
Quando de sua chegada em Macaé, vindo de Casimro de Abreu, no distrito de Professor Souza, se tornou, via Igreja Católica, amiga de Dona Alice Quintino de Lacerda (Nhasinha) e frequentava nossa simples residência na Rua do Meio.
Salve Maria!
Cheia da Graça da Arte!
Quase um século de flores
Sonhos transcententes
Maria!
Manifesta a alegria do povo...
Mariazinha descalça
Natureza em celebração!
A fantasia mágica ...
A libertação !
O segredo de ser
Memória viva
Na cidade que balança
Macaé das claridades
Brasil do reino dos céus
Na dança cósmica terrestre
Das esferas em ascenção...
À Benção!
Maria cheia da Graça...
Amém!
SOW