Retratos da violência

As pinturas de Eder Oliveira se tornaram uma maneira já consagrada de trazer para o universo das artes plásticas a violência. Apropria-se de retratos individuais de criminosos ou suspeitos publicados em jornais de Belém, PA, e, ao pintá-los e colocá-los em espaços culturais, reflete como a imagem midiática do homem amazônico está em boa parte nas páginas policiais.

https://jornalorebate.com.br/19-10/eder.jpg

Dessa maneira, as feições indígenas passam a ser relacionadas diretamente com a criminalidade, gerando um estereótipo. Seu trabalho plástico busca exatamente apontar como é possível dar novas dimensões a essas imagens. Daltônico, ele costuma utilizar cores chapadas e vibrantes para devolver as fotos à sociedade em forma de pintura.

Expostos no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, SP, até 29/9/2019, dentro do Projeto Arte Atual, sob o tema “Jamais me olharás lá de onde te vejo”, recentes obras do artista paraense introduzem elementos à sua poética, com a presença de pinturas de grupos, a inserção de textos nas telas e o uso de matizes de branco.

São recursos que valorizam a pesquisa visual de Éder Oliveira no sentido de como as fotos publicadas em jornais se apoderam das imagens de vulneráveis suspeitos, dando-lhes um posicionamento social marcado pela marginalidade e, é claro, pelo carimbo de preconceito que acompanha qualquer estigma.

Uma imagem icônica da poética que vem sendo desenvolvida pelo artista é a de dois jovens cobrindo o rosto com as suas camisetas sobre um fundo branco. Infelizmente já nos acostumamos a ver essa imagem nos telejornais e em outras mídias, mas, ao ser pintada e colocada em uma parede de uma instituição cultural, ela ganha uma nova dimensão. Torna-se uma alerta para o risco onipresente de banalização da violência, em seus mais diversos aspectos, no país.


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
33771623

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS