A OMISSÃO É O MAIOR ENTRAVE PARA QUE O HOMEM DÍGNO, POSSA VOLTAR A DIRIGIR MINHA NAÇÃO.

Hoje estou, pela primeira vez, expondo-me à apreciação de todos vocês que, como eu, são brasileiros. A escrita é uma das opções existentes, nos dias atuais, para que possamos trocar informações e conhecimentos. Nossa intenção é que, além da preocupação com a arte literária, façamos com que ela esteja acoplada ou venha sempre acompanhada de outra informação de caráter técnico ou científico, trazendo-nos conhecimentos sobre a natureza, saúde, ou ciências que são, por excelência, indispensáveis para o desenvolvimento cultural de uma sociedade racional, não esquecendo de nossa responsabilidade, enquanto pais, professores ou meramente cidadãos honestos e, nesse caso particular, quase em extinção.
Não existe a mínima possibilidade de se conseguir educar ou transferir ensinamentos para uma população infantil, na faixa de 0 a 6 anos, totalmente marginalizada e carente de todas as suas necessidades básicas, tais como a saúde, alimentação, moradia, saneamento básico, segurança, etc...etc... As crianças dessa parcela da sociedade, ao ingressarem na escola, precisam antes de tudo, serem cuidadas, tratadas e acompanhadas psicologicamente. Com elas vêm também muitos problemas de ordem familiar, tornando-se entraves, para a comunidade na qual passam a conviver. Deficientes fisicamente devido à desnutrição, que lhes é imposta, logo após o desmame, ainda precisam conviver com total falta de higiene, como também com a ausência de acompanhamento e carinho, além das agressões.
Depois de serem pressionadas e muitas vezes marginalizadas, por seus próprios colegas do ensino fundamental e, devida ou indevidamente, punidas por um comportamento que lhe foi imposto no berço, durante esse ciclo escolar, essas crianças chegam na pré ou por vezes na adolescência, totalmente revoltadas por tantas discriminações sofridas. Aí, nesse momento em que a natureza lhes dá o discernimento e a possibilidade de defenderem-se com seus próprios recursos, é que se dão as tragédias dos dias atuais, tornando-se invariavelmente notícias da imprensa escrita, falada e televisada, a qual prima por viver do sensacionalismo pela sua falta de criatividade ou de competência, para tornar seu veículo de comunicação diferenciado e um aliado da educação e cultura do seu próprio País.
Precisamos mudar urgentemente para que não se continue a formar futuros delinqüentes, por mera omissão, disponibilizando esses adolescentes, totalmente desorientados, revoltados e inseguros, à saga das máfias das drogas e da criminalidade. Se, de um lado os governantes nada oferecem de útil as nossas crianças e adolescentes, por outro, nós, detentores do conhecimento e dominadores das letras, ficamos omissos ou muito pouco divulgamos nosso sentimento ou nossas propostas. Precisamos trabalhar em favor de nossos concidadãos, oferecer-lhes parâmetros compreensíveis e que lhes permitam analisar a real situação por que estão passando. Aceitar simplesmente que as coisas não estão bem, é como virar as costas à Bandeira do Brasil. Vamos enfrentar de peito aberto, com a razão, com a verdade e principalmente com a honestidade, que tanto tem faltado aos nossos políticos, todas as imposições que nos têm impingido esses falsos democratas de plantão que, utilizam as medidas provisórias para decidirem tudo ao seu jeito, em nome de uma facciosa globalização que pretende entregar os destinos do mundo a meia dúzia de capitalistas, como se dinheiro fosse inteligência e o luxo estivesse a disposição de todos.
Nossa omissão só se justifica se formos medrosos, irresponsáveis, inconscientes ou complacentes com a atual situação.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS