Ilha 2013: Recém ingressa na cúpula da LIESA agremiação elimina samba concorrente considerado favorito

Recém ingressa na cúpula da LIESA, a União da Ilha realiza as eliminatórias para escolher entre os sambas concorrentes, aquele que se tornará o seu ‘hino' oficial 2013 cujo enredo "Vinícius, no plural, paixão, poesia e Carnaval" é desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza. Surpreendentemente foi eliminado o samba concorrente da parceria dos compositores Franco Cava, Muri Costa, Renato Cader, Patrícia Rippel, Paulo Areas e Sandro Santos, que era considerado favorito. Quem cantou foi um dos intérpretes oficiais da Estação 1ª de Mangueira, Ciganerey, tendo introdução na gravação da filha do homenageado o saudoso compositor-poeta Vinícius de Moraes, Mariana de Moraes.
Esse samba que tem letra e melodia de ótimas qualidades merecia um intérprete de melhor qualidade vocal que Ciganerey. Já Mariana de Moraes, não é cantora da Música Popular Brasileira nem pertence ao mundo do samba. Caso esse samba se tornasse o vencedor o intérprete oficial da Tricolor Insulana, o ótimo Ito Melodia, otimizaria sua qualidade na gravação do CD oficial da LIESA. Porém, não seria recomendável que a filha do homenageado fizesse a introdução. Outro bom samba concorrente é o da parceria dos compositores Almir da Ilha, Kleber Rodrigues, Diego Moura, Marcelo e Eduardo Medrado, que é cantado a cinco vozes de intérpretes-sambistas.
Clóvis Pê, Marcelo Guimarães, Tiganá, Ronaldo Yllé fazem a 2ª voz e a liderá-los o vozeirão do excelente intérprete da Mocidade Independente, Luizinho Andanças. Outro marcante fato é o retorno, depois muitos anos, do Maestro o mestre Odilon à Tricolor Insulana. Reestreando no comando, junto com o mestre Riquinho o Maestro Odilon faz a regência da bateria 40 Graus, extraindo dela todo o seu suingue, mostrando que pretende elevá-la à categoria-quesito das orquestras de instrumentos de percussão complementada por instrumentos de cordas - conforme são a Tabajara do Samba (Portela), a Sinfônica do Samba (Império Serrano) e a Não Existe Mais Quente (Mocidade Independente).
Fundada em 07/03/1953, a escola de samba União da Ilha do Governador sempre apresentou belos desfiles, apesar de ainda não ter conquistado título de campeã no Grupo Especial nem tinha dirigente na cúpula da LIESA. Até que no dia 04 de junho deste ano, o comandante da Tricolor Insulana, o presidente Sidney Filardi, o ‘Ney' assumiu a vice-presidência do Conselho Deliberativo do órgão no lugar do acusado judicialmente de contravenção penal do jogo do bicho e diversas práticas criminosas pela Polícia Federal e Civil, o ex-presidente da Grande Rio, Hélio Ribeiro de Oliveira o ‘Helinho' - na chapa única que "elegeu" pela 4ª vez consecutiva presidente da LIESA até 2015 o economista Jorge Castanheira.
*jornalista - é torcedor da Portela a Majestade do Samba.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS