Assim, o correto enquanto Partido dos Trabalhadores é o PT romper com os partidos burgueses, populistas e ou fisiológicos, chamando os partidos representativos do povo trabalhador a unirem-se em uma frente única, que objetive atender necessidades, anseios e as reivindicações desse povo trabalhador. Porém, sem essa correta política, mesmo concorrendo com candidaturas próprias consideradas favoritas em cidades como Conceição de Macabu e Quissamã, o PT prosseguirá minoritário em um estado governado pelo maior dos partidos burgueses brasileiro, o PMDB. É o caso de Conceição de Macabu onde é considerada favorita a reeleger-se a prefeita Lídia Soares a ‘Tedi' (PT).
É que lá nesse município, a petista prefeita ‘Tedi' é favorecida pelo racha da burguesia, ao dividir-se em quatro candidaturas representativas de coligações ou de partidos políticos burgueses, populistas e fisiológicos. Ou seja, apesar de concorrer à reeleição, encabeçando uma coligação não necessariamente correta, que inclui PC do B, PSB, PV, PPL, PHS, PSL, PRTB, PT do B, PRB, PSDC e PSD, o PT da prefeita macabuense tem como adversários os seguintes candidatos a prefeito divididos: As dos ex-prefeitos Cláudio Linhares (PMDB coligado com PP e PMN) e a de José de Castro (PSDB sem coligação), Marlon Abreu (PDT coligado com PSC e PPS) e Túlio Gabriel (PRB coligado com PR, PTB e DEM).
Já em Quissamã, a questão é: Qual das duas candidaturas representativas da burguesa oligarquia local - apesar de uma delas ser petista - se elegerá? Tudo, porque a burguesa oligarquia dividiu-se. Pela situação, isto é, apoiada por seu padrinho político e ex-colega de partido, o burguês-oligarca prefeito Armando Carneiro (PSC), concorre a vereadora Fátima Pacheco (PT) em coligação com PSC, PSDB, PSD, PMDB, PTB, PSL, PDT, PSDC, PHS, PRP e PC do B. Por sua vez, concorre novamente como candidato a prefeito pela oposição burguesa e oligárquica o parente e dissidente do atual, o ex-prefeito Octávio Carneiro (PP) em coligação com PR, PRB, PPL, PPS, PRTB, PSB, PV, PRP, PT do B e PTC.
No município de Carapebus concorrem: Pela situação o atual prefeito o populista Amaro Fernandes (PRB) busca reeleição em coligação com PT, PP, PDT, PTB, PMDB, PPS, PSDC, PHS, PTC, PSD, e PC do B. Pela oposição concorrem dois candidatos, Anselmo Prata (PSC) em coligação com PSL, PTN, PRTB, PV e PRP. Já o candidato a prefeito Marcelo Franco Belém o ‘Marcelo Careca' (PSB) concorre sem coligação. No município de Casimiro de Abreu concorrem quatro candidaturas a prefeito: O atual prefeito Antônio Marcos (PSC) concorre à reeleição, sendo candidatos pela oposição os ex-prefeitos Paulo Dames (PMDB) e Ramon Gidalte (PDT). Adriano Lima (PR) concorre pela 1ª vez.
Por último, em Rio das Ostras o município de maior orçamento entre os cinco da região concorrem cinco candidaturas. Pela situação, tendo o apoio do prefeito Carlos Augusto e encabeçando uma frente ampla concorre o ex-prefeito e atual deputado estadual Alcebíades Sabino dos Santos (PSC) na numerosa coligação de 20 partidos englobando PRB, PP, PDT, PT, PTB, PMDB, PSL, PPS, DEM, PRTB, PHS, PMN, PTC, PSB, PV, PRP, PSDB, PPL, PSD e PC do B. Pela oposição concorrem quatro candidaturas. Carlos Eduardo de Castro o ‘doutor Castro' (PR), Benedito Wilton de Morais o ‘Broder' (PTN), José Guimarães Salvador o ‘Zezinho Salvador' (PSDC) e Lucilene Gonçalves da Silva a ‘Lena' (PSOL).
*jornalista - é militante da corrente interna petista Esquerda Marxista (EM-PT) onde integra o diretório municipal em Macaé.