Tramita no Senado travestido de cotas sociais o piedoso PL de cotas universitárias para negros e indígenas

Encontra-se em tramitação no Senado o Projeto de Lei (PL) 180/2008 que prevê, dentre outras piedades em relação uma plena política pública educacional universalista de direitos iguais para todos e todas, reserva de 50% das vagas em universidades federais a alunos egressos de escolas públicas. Tal piedoso PL também prevê que paralelamente as vagas devem ser preenchidas por estudantes pretos, pardos (sic) ou indígenas erroneamente tratados de índios. A história do PL 180/2008 é: Ele é originário das ações afirmativas (AAs) as políticas públicas ou privadas que objetivam “humanizar” as opressivas desigualdades próprias das sociedades divididas em classes sociais.
Tanto, que as AAs foram criadas pelo jurisfilósofo estadunidense, que é burguês e branco, John Rawls (21/02/1921-24/11/2002) com esse objetivo. Já o PL 180/2008 também tem origem burguesa e branca, sendo iniciativa legislativa através do PL 73/1999 da então deputada federal a oligarca Eunice ‘Nice’ Lobão (DEM-MA). O fato é que o PL 73/1999 além de ter sido uma pretensiosa pose de Princesa Isabel da citada deputada, acabou sofrendo inúmeros substitutivos, dentre os quais do negrinho do pastoreio o senador Paulo Paim (PT-RS), até ser travestido de cotas sociais ou o substitutivo PL 180/2008. Ocorre, a opinião pública o rejeitou às vésperas de 13 de maio de 2008.
Explicando: Nessa época os meios de Comunicação Social do Senado retiraram abruptamente do ar uma enquete sobre o PL 180/2008 cuja pergunta foi a seguinte: Em sua opinião qual o melhor sistema de cotas a ser adotado pelas universidades federais? Tudo, porque – sem novidade alguma – o resultado foi o seguinte: 51% foram contrários às cotas, 43% só a admitiram como cotas sociais e 6% rejeitaram as cotas ‘raciais’ para pretos, pardos ou indígenas. Agora, na calada da noite o Senado – a exemplo da Câmara onde foi aprovado por acordo de líderes – que passar o rodo, aprovando esse equivocado, piedoso e nefasto PL 180/2008 rejeitado pela opinião pública.

*jornalista – é militante e membro da coordenação nacional do MNS.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS