Como se não bastasse a extrema tendenciosidade com que a agência noticiosa italiana Ansa cobriu o Caso Battisti, ela agora insulta o Brasil e os brasileiros tripudiando sobre uma decisão soberana de nossos Poderes, em sua mostra "Fotografandoci", que está exposta no piso térreo do Conjunto Nacional (SP). A remoção desse lixo só ocorrerá depois do dia 7.
Há um painel dedicado a Battisti, cuja inclusão tem uma única explicação plausível: trata-se de um exercício de jus sperniandi por parte de quem sofreu uma acachapante derrota e até agora não a digeriu.
Constitui uma agressão gratuita àqueles que a Ansa presumivelmente estaria tentando cativar. Ficou totalmente fora de contexto. Não faz sentido nenhum. E merece nosso mais veemente repúdio.
Traz fotos daquelas virulentas manifestações contra o Brasil na Itália, com destaque para um questionamento ao ex-presidente Lula (acusam-no de haver matado pela segunda vez aquelas pessoas cujas mortes os inquisidores italianos atiraram fraudulentamente nas costas do Cesare) e até a figura repulsiva da vítima profissional Alberto Torregiani.
Trata-se de um fulano que ficou paraplégico após ser atingido acidentalmente por um disparo do próprio pai, chegou a admitir à imprensa italiana que Battisti não participara do atentado em questão mas, quando o assunto entrou na crista da onda, correu a pegar carona, fazendo declarações tão tolas quanto bombásticas. Afinal, quem tem um livro choramingas para promover e está tentando fazer carreira política num movimento neofascista não pode desperdiçar uma chance dessas...
Exorto todos os companheiros a enviarem mensagens para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., exigindo a retirada imediata das fotos ofensivas ao Brasil e expressando seu inconformismo com mais esta manifestação de desrespeito a nosso país.
* jornalista e escritor. http://naufrago-da-utopia.blogspot.com