Não roubarás, copiarás. Este mandamento promete conquistar fieis para sua seita nascida em Estocolmo na Suécia. O jovem Isaac Gerson, de 19 anos, é o fundador desta seita, o Kopismo, e dita como sagrado o compartilhamento. Eles compartilham cópias de livros, dvs, programas, tudo na internet e seus "cultos" também são no virtual em salas exclusivas para a seita.
Esta "religião" tem como objetivo, copiar toda ou qualquer informação, seja ela qual for,e jogar na internet , me lembra um pouco de Robin Hood.
"Nossa proposta era inovadora na época: criar um ambiente onde os internautas pudessem explorar, sem limites, toda a liberdade que a internet proporciona", diz Sunde. Do The Pirate Bay, site que inspirou o Kopismo. (O mesmo que em 2009 veio na nossa querida terrinha, para um fórum de software livre, e o nosso então , maravilhoso (deboche) presidente Lula, lhe ofereceu asilo político.)
Os piratas não estão apenas na Suécia, no Brasil mesmo existe o Partido Pirata (PPBR) que tem como lema "difusão total de conhecimento" e em 2012 vão concorrer as eleições. Acontece que todo objetivo amplo se torna confuso e sem foco, lutar por liberdade de informação, correto, mas até onde vai esta liberdade?
Em Setembro de 2008 The Pirate Bay, postou uma imagem da autopsia de duas crianças assassinadas, o pai desesperado tentou de todas as formas retirar estas fotos, mas foi inútil, pois o conceito do site é disponibilizar qualquer informação sem restrição. Então onde esta a privacidade? A ética?
Há de se comparar com outro grupo de hackers que é o Lulzsec, mas eles copiam sim as informações e jogam na internet com o objetivo de acabar com a corrupção e escancarar as verdades omitidas pelos poderosos, sim há um objetivo. Mas os piratas perderam o foco e a ética, devemos sempre lembrar que não existe liberdade, a liberdade nos é travada no mesmo instante em que tiramos a liberdade, a dignidade de outrem.
Falta estudo e educação, pois só assim as pessoas, os jovens (tão em evidência hoje em dia), poderão saber em que guerra eles estão lutando! O espírito de revolução é muito mais presente na nossa juventude, mas se a juventude anda perdida o que nos espera é só uma revolução pirata e sem cabeça.
Não há liberdade sem conhecimento, pois o conhecimento nos da escolhas e ter escolhas é ser livre.
Luana Leixa