Se você detém o comando num ambiente de trabalho, no curso das suas atribuições diárias acumulam-se os afazeres - agenda, reuniões, imprevistos de última hora – e, às vezes, se esquece de refletir sobre como bem tratar seus liderados. E, nessas vezes, ao se dirigir a eles, imperceptivelmente acaba por se expressar mal, dizendo o que não deveria, perdendo a fleuma e revelando ser quem não é.
Para que você possa refletir melhor nos momentos agudos, quando tem de tomar atitudes “não simpáticas”, elencamos alguns mandamentos a observar:
1 Não mantenha na sua equipe funcionário mau-caráter, indisciplinado ou desagregador. Lembre-se, uma “laranja podre contamina a caixa inteira”.
2 Jamais ofenda um funcionário em público. Você demonstra autoridade, mas perde o respeito do ofendido e tem seu gesto repudiado pelos demais.
3 Evite envolver-se passionalmente com algum funcionário da sua equipe. Além dos aspectos legais (CLT) você terá alguém que pode se sentir privilegiado e lhe criar embaraços.
4 Evite proteger ou dar regalias a um funcionário ineficiente. Você perde com a improdutividade deste e desincentiva os que produzem.
5 Não privilegie um funcionário em detrimento a outro. Trate-os igualmente. Eles percebem essa distinção no trato, a qual pode influenciar no ritmo e na qualidade do trabalho.
6 Evite manter na equipe pessoas despreparadas ou incultas. Se você quer grandes trabalhos acerque-se de grandes inteligências.
7 Treine os membros da sua equipe. Una-os e promova cursos e palestras. Mantenha-os “nos trinques”, atualizados com a tecnologia moderna. Uma equipe unida e bem treinada será uma equipe vencedora.
8 Jamais puna um funcionário por uma irregularidade, fruto de um boato, ilação ou suposição. Antes, analise criteriosamente os fatos para decidir com justeza e correção.
9 Evite comentários depreciativos de um funcionário para outro. Breve, todo o setor estará sabendo. A “rádio-peão” é ágil e infalível...
10 Exerça o comando como deve ser um líder: calmo, sereno, tranquilo. Não o faça sob o império do medo, “pressão” ou ameaças. Não menospreze ou ofenda moralmente um funcionário. Valorize-o e ele será leal; enalteça-o e ele será seu aliado.
Inácio Dantas
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