"Tudo na sociedade e na história ocorre através dos corpos" Marcos César Alvarez (sociólogo) O skate assim como qualquer outro esporte tem uma prática saudável, mas além disso é um "corpo comunicativo".Na nossa sociedade Atual o corpo disciplinado é o mais dominante, pois ele oscila entre o prazer e a disciplina como no nosso trabalho, além do corpo narcísico que também estar presente massivamente na mídia e dito o sonho dos nossos adolescentes, a autocontemplação do corpo. Já o corpo comunicativo não se tem a alienação e permuta na ordem de estética ou como chamado pelos skatistas "estilo" e sua imagem comunicativa e segura.
Os centros urbanos são alvos e adoração na prática do skate por serem de fácil acesso e com ótimos obstáculos para as manobras. O mesmo prolonga a beleza dos lugares, pois a rotina nos cega para certos detalhes que ao passar todo dia se perdem e o skate nos faz observar melhor esses detalhes, através da curiosidade passamos os olhos pela arte das manobras do skatista e observamos o centro urbano com outros olhos.
São muitas as qualidades da prática do skate, na moda e na arte tem tido grandes influencias, e muitos dos atletas são os impulsionadores, assim como são grandes empresários na moda e grandes artistas plástico.
Acima de tudo os skatistas precisam de um espaço digno e a liberação de espaços públicos para a prática em horários estipulados e de comum acordo entre a prefeitura e os skatistas!
"O que faz com que o poder se mantenha e que seja aceito é simplesmente que ele não pesa só como uma força que diz não, mas que de fato ele permeia, produz coisas, induz ao prazer, forma saber e produz discurso.
Deve-se considerá-lo como uma rede produtiva que atravessa todo o corpo social muito mais do que uma instância negativa que tem por função reprimir" Michel Foucalt.
VIVA O SKATE ARTE!!!
Luana Leixa