VIVA O SKATE ARTE!

O skatista vem sofrendo grandes repressões pela sociedade, que após um "boom" de revoluções expressionistas da contracultura vem se tornando a cada dia mais conservadora. São marginalizados e ditos por psicólogos como sofredores da "síndrome de Peter pan" ao qual se originou a partir de 1965 quando o skate foi quase "destruído" e praticado somente como brincadeira de criança, mas no mesmo ano se formou um grupo californiano chamado "Z-Boys" que reavivou na década de 70 o skate.
"Tudo na sociedade e na história ocorre através dos corpos" Marcos César Alvarez (sociólogo) O skate assim como qualquer outro esporte tem uma prática saudável, mas além disso é um "corpo comunicativo".Na nossa sociedade Atual o corpo disciplinado é o mais dominante, pois ele oscila entre o prazer e a disciplina como no nosso trabalho, além do corpo narcísico que também estar presente massivamente na mídia e dito o sonho dos nossos adolescentes, a autocontemplação do corpo. Já o corpo comunicativo não se tem a alienação e permuta na ordem de estética ou como chamado pelos skatistas "estilo" e sua imagem comunicativa e segura.
Os centros urbanos são alvos e adoração na prática do skate por serem de fácil acesso e com ótimos obstáculos para as manobras. O mesmo prolonga a beleza dos lugares, pois a rotina nos cega para certos detalhes que ao passar todo dia se perdem e o skate nos faz observar melhor esses detalhes, através da curiosidade passamos os olhos pela arte das manobras do skatista e observamos o centro urbano com outros olhos.
São muitas as qualidades da prática do skate, na moda e na arte tem tido grandes influencias, e muitos dos atletas são os impulsionadores, assim como são grandes empresários na moda e grandes artistas plástico.
Acima de tudo os skatistas precisam de um espaço digno e a liberação de espaços públicos para a prática em horários estipulados e de comum acordo entre a prefeitura e os skatistas!
"O que faz com que o poder se mantenha e que seja aceito é simplesmente que ele não pesa só como uma força que diz não, mas que de fato ele permeia, produz coisas, induz ao prazer, forma saber e produz discurso.
Deve-se considerá-lo como uma rede produtiva que atravessa todo o corpo social muito mais do que uma instância negativa que tem por função reprimir" Michel Foucalt.

VIVA O SKATE ARTE!!!

Luana Leixa


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS