Estamos constantemente culpando os outros pelos dramas diários de nossas vidas.
Será que somos mesmo vitimas?
O que de verdade há nisso? Será que se buscarmos dentro de nós mesmos não encontraremos também as nossas falhas e responsabilidade?
Em todo processo, é detonado uma energia boa ou má e o retorno será sempre positivo ou negativo. Vigiar nossas ações, gestos e palavras não é fácil...mas precisamos aceitar que a falha, o equivoco está em nós.
Vejamos a estória de Adão e Eva. Nela o mal vence e se dá a expulsão deles do paraíso. Onde é o paraíso? Lá fora? Dentro de nós? Quem é a serpente? O outro que nos engana ou nós mesmos que nos enganamos? Quem é o Diabo? Alguém que nos induz ao erro ou nós mesmos quando insistimos em transgredir as leis do amor e da ética?
Precisamos ser senhores de nós mesmos. O caminho certo é acabar com o conflito interno, e para isso é necessário conhecermo-nos. Saber a cada momento o que estamos fazendo e por que. Agindo assim seremos senhores e não escravos.
Precisamos perguntar quais são os objetivos maiores de nossas vidas, pois a vida é ecológica. Deve ser bom para nós, para os outros, para a natureza. Quando transgredimos, sofremos.
Se as coisas estão difíceis, considerar que é um exercício para a superação daquilo que de alguma forma detonamos quando não respeitamos a nós mesmos. Isso é difícil de enxergar e aceitar, mas é possível e essencial para nos libertarmos.
Normalmente vemos apenas as partes de uma coisa, de uma situação; mas tudo tem inicio, meio e fim. Precisamos começar a pensar em todo o acontecimento, do inicio ao fim. Não podemos analisar a situação sem ver como tudo começou. Isso é clarividência. É ver numa perspectiva mais alta, mais abrangente. E para alcançar essa capacidade, em primeiro lugar é preciso que nos tornemos senhores daquilo que já temos: nós mesmos! Para isso é so perguntar o que fizemos!
Devemos começar a observar a nós mesmos. Eliminar coisas que não precisamos mais e que consomem a maior parte de nossa energia e de nosso tempo.
Agindo assim, não culpamos o outro e nem nos sentiremos fracassados, apenas aprendizes nessa viagem maravilhosa que se chama viver!
Fazer nosso mundo melhor só depende de nós!
Neilah Aguiar
- Neilah Aguiar
- Colaboradores do Rebate