Pensando o tempo presente

Um dos maiores dilemas do ser humano está em como conviver com o tempo. Se pensarmos bem, vamos verificar que passamos boa parte da vida refletindo sobre o que fizemos ou que não realizamos no passado e sobre o que podemos vir a fazer no futuro. Isso faz com que muitas vezes deixemos de lado as ações presentes.

Um filme de 1985 revela incrível atualidade para lidar com a questão. É “De Volta para o Futuro”, que conta a trajetória de Marty McFly (o carismático Michael J. Fox), um adolescente de uma pequena cidade californiana levado para a década de 1950 graças a uma experiência toda atrapalhada do cientista Doc Brown (Christopher Lloyd).

O diretor Robert Zemeckis transforma a viagem do jovem e do cientista em um carro modificado numa lúdica jornada existencial, sendo a cena mais impressionante – e atual – a de Marty conhecendo as versões mais jovens de seus pais. Seu drama, tratado em tom cômico, é que seles se apaixonem. Caso contrário, ele deixará de existir no futuro.

Primeira de uma série de três filmes (“De Volta Para o Futuro 2” – 1989 - e “De Volta Para o Futuro 3” – 1990 – deram continuidade à ideia), a obra, com suas reviravoltas humorísticas, comporta questões essenciais para pensar como o que aconteceu antes determina o nosso presente e como as nossas decisões de hoje são determinantes para o futuro. E tudo isso pode e deve ser pensado sem se perder o prazer de lidar com o aqui e agora. Nada fácil, mas muito desafiador.


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS