Lutando pela vida

Talvez um do dos maiores ensinamentos do filme “Victor ‘Young ‘ Perez” seja o de nunca esquecer as origens para permanecer de pé. Esse é o principal ensinamento da obra baseada na vida do boxeador homônimo que, após ser o campeão mundial mais jovem da história, perdeu tudo pela vida desregrada e foi morto pelos nazistas.

https://jornalorebate.com.br/19-09/victor.jpg

Nascido na Tunísia, então protetorado francês, Victor enfrentou preconceito, tendo lhe sido negado o título de campeão europeu, por ser considerado africano. O discurso nesse sentido apenas se aplacou ao conquistar o cinturão mundial, que perdeu na primeira defesa do título, ao não se preparar adequadamente, embriagado pelo sucesso e pelo envolvimento com uma atriz de cinema.

O episódio mais emblemático, no entanto, estaria por vir quando, já decadente, é preso por ser judeu e levado para um campo de concentração na Polônia, onde recebe pequenas regalias em troca de realizar lutas de boxe em que deveria ser demonstrada a supremacia ariana. Tudo muda quando vence um combate e passa a ser tratado como um prisioneiro comum.

Tendo morrido baleado em uma tentativa de fuga ou devido aos maus tratos, o nome Victor Perez se imortalizou como símbolo de resistência ao autoritarismo e como exemplo de coragem. O filme, dirigido por Jacques Ouaniche, também estaca a relação do pugilista com seu irmão treinador, mostrando como o amor às raízes foi a raiz de uma comovente resistência.


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
33482241

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS